.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CONHEÇA CALVIN E HAROLDO


Calvin and Hobbes (Calvin & Hobbes em Portugal, Calvin e Haroldo no Brasil) é uma série de História em Quadrinhos criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson e publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 1985 e 31 de dezembro de 1995, tendo ganho em 1986 e 1988 o Reuben Award, da Associação Nacional de Cartunistas dos EUA.


Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Hobbes, um tigre sábio e sardónico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. De acordo com algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.


Ao fim de dez anos de publicação, os fãs consideram Calvin & Hobbes uma obra prima pela sua visão única do mundo, pela imaginação do protagonista e pelas situações insólitas que se estabelecem.


Watterson abandonou a criação que o tornou famoso em 1995, embora as tiras continuem em publicação em vários jornais, incluindo o português O Público e o brasileiro O Estado de S. Paulo, primeiros jornais em seus respectivos países a publicar a tira.

A última tira inédita foi publicada a 31 de Dezembro de 1995.
A inspiração dos nomes de Calvin e Hobbes

O nome de Calvin foi inspirado no reformador religioso do século XVI, João Calvino, que discorreu, entre outros, acerca da depravação total do homem, ou seja, que o homem está naturalmente inclinado para promover o mal a seu próximo.
Hobbes recebeu o nome de Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século XVII que tinha aquilo que Watterson chamou de "uma visão obscura da natureza humana", sendo o autor da famosa máxima "O homem é o lobo do homem" — ou seja, cada homem é o predador de seu próximo. De acordo com Watterson, a fonte dos dois nomes é entendida como uma piada para as pessoas que estudam ciência política e filosofia, e que poucas outras pessoas a iriam perceber.

História

Calvin e Hobbes foram inicialmente concebidos quando Watterson trabalhava com publicidade, que ele detestava. Ele começou a devotar seu tempo ao cartunismo, seu verdadeiro amor. Explorou várias idéias de tiras, mas todas foram rejeitados pelos sindicatos aos quais ele havia enviado. Watterson, entretanto, recebeu uma resposta positiva a uma tira que retratava um personagem característico (o irmão mais novo do personagem principal) que tinha um tigre de pelúcia. Dito que estes personagens eram os mais promissores, Watterson começou uma nova tira centrada neles. O sindicato de impressa (United Features Syndicate) que lhe havia dado este conselho rejeitou a tira nova, e Watterson sofreu mais algumas rejeições antes de o United Features Syndicate aceitar.

A primeira tira foi publicada em 18 de novembro de 1985, e a série transformou-se rapidamente um fenomeno editorial. Em 1.º de abril de 1987, somente dezesseis meses depois de a tira ter início, Watterson e seu trabalho foram apresentados em um artigo, pelo jornal Los Angeles Times. Com Calvin e Hobbes, Watterson ganhou duas vezes o Reuben Award, da National Cartoonists Society, na categoria "Excelência em Cartunismo do Ano", primeiramente em 1986 e outra em 1988, sedo candidato mais uma vez em 1992. A Sociedade concedeu-lhe o prêmio o Tiras Humor em 1988.

Watterson realizou duas tentativas de postergar a parada de escrever novas tiras, de maio de 1991 a fevereiro de 1992 e de abril a dezembro de 1994. Em 1995 Watterson emitiu uma carta através do Universal Press Syndicate a todos os editores cujos jornais publicavam sua tira, contendo o seguinte:

"Eu irei parar Calvin e Hobbes no final do ano. Esta não era uma decisão recente ou uma decisão fácil, e eu deixo com certa tristeza. Meus interesses entretanto mudaram e eu acredito que eu fiz o que eu podia fazer dentro dos estreitos prazo diários de entrega e dos pequenos painéis. Eu estou ansioso para trabalhar em um ritmo mais refrexivo e com menos compromissos artísticos. Eu ainda não me decidi sobre futuros projetos, mas meu relacionamento com a Universal Press Syndicate ira continuar. Que tantos jornais desejaram publicar Calvin and Hobbes é uma honra que eu terei por muito tempo orgulho, e eu apreciei extremamente o apoio e complacência durante a última década. Desenhar esta historia em quadrinhos foi um privilégio e um prazer, e eu agradeço-o por me terem dando a oportunidade."

(Bill Waterson)


Personagens principais:

- Calvin: um menino de seis anos que vive diversas aventuras e não perde uma chance de se aventurar com sua própria imaginação.

- Hobbes (ou Haroldo): o tigre de pelúcia e maior parceiro de Calvin.

- Mãe e pai de Calvin (que nunca recebem um nome na série)

- Susie Derkins: vizinha e colega da escola de Calvin, aparentemente destinada a ter uma eterna relação de amor-ódio com ele.

- Miss Wormwood: a professora de Calvin.

- Rosalyn: a dita por Calvin como a "terrível" babá, que é a única da cidade disposta a fazer o serviço de cuida-lo.

- O valentão Moe

Além de diversas outras formas e seres inventados por Calvin como : extra-terrestres, super-heróis, dinossauros e outros, que muitas vezes terminam por ser substituídos pela sua professora aos berros para que ele preste atenção nas aulas.


FONTE: Wiki e Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails