.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PERIGO A VISTA !

Dinheiro brasileiro está contaminado com tóxicos




Pesquisa mostra que cédulas brasileiras estão entre as que mais apresentam concentração de bisfenol.

Sabe aqueles comprovantes de compras com cartões de crédito e débito, que sempre ficam nas nossas carteiras por meses até que nos lembremos de guardá-los no local correto? Pois eles são criado
s com uma substância chamada bisfenol, que pode ser bastante nociva à saúde humana (causando disfunções hormonais, câncer e hipertensão).

Além disso, a substância também é responsável pela contaminação de notas de dinheiro que entram em contato com os comprovantes de cartão. Segundo a Revista Galileu, um estudo do Departamento de Saúde do Estado de Nova York (Estados Unidos) analisou cédulas de 21 países para saber se as contaminações eram globais.





Os resultados são alarmantes: a grande maioria das cédulas está contaminada atualmente (incluindo as brasileiras). O bisfenol não é absorvido em grandes quantidades pela pele, mas quando as pessoas colocam as mãos na boca, a contaminação pode ser mais prejudicial ao corpo humano.


Síntese

O bisfenol A foi descoberto pelo russo A.P. Dianin em 1891.

É preparado pela condensação da acetona (daí o sufixo A no final do nome)com dois equivalentes de fenol. A reação é catalisada por um ácido, como o ácido clorídrico (HCl) ou uma resina poliestireno sulfonada. Tipicamente, um grande excesso de fenol costuma ser usado para garantir a condensação completa:

Um grande número cetonas sofrem reações de condensação análogas. O método é eficiente e o único subproduto é a água (H2O).


TECHMUNDO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails