
O Scribus é o genérico do PageMaker e InDesign, só que é software livre, multiplataforma (Windows, Mac, Linux, OS/2) e tem versão até para pendrive.
A nova edição 1.3.5 já está apta a ser usada em produção gráfica profissional ou em jornais-laboratório. É o que estam fazendo no CESNORS/UFSM.
Entre as suas vantagens, está o fato de que pode ser programado em linguagem Python (muito usada no mundo, bastante pelo Google).
Por exemplo, para montar fotos, legendas e crédito, uma das coisas mais usadas em jornais, e das mais chatas de se fazer.

Com ele, basta desenhar um quadro, aplicar o script e a foto resultará montada com legenda e crédito ao lado.
Se você está desenhando uma foto nova, e abriu um quadro para foto, o script mantém o tamanho do quadro da foto e só coloca a legenda abaixo e o crédito ao lado. Termina deixando tudo agrupado.
Mas se você mexeu no tamanho de uma foto-legenda-crédito já agrupados (quando sobra ou falta espaço na página, por exemplo), o script mantém o tamanho do grupo e mexe levemente no tamanho da foto para caberem a legenda e o crédito.

O script pede para você escolher a foto e escrever o crédito e a legenda. Se já existirem fotos, créditos e legendas, eles são preservados e podem ser reeditados. São aplicados os estilos “Legenda” e “Credito da foto” (sem acento), para automatizar a formatação. Se os estilos não existirem, são criados, mas sem formatação, apenas os nomes dos estilos, que podem ser formatados posteriormente.
LINK PARA BAIXAR GRATUITAMENTE O SCRIBUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário