

Tarzanide é um termo criado pelo francês Francis Lacassin, usado para descrever personagens de histórias em quadrinhos inspiradas em Tarzan. Um tarzanide assemelha-se ao Tarzan em sua desenvoltura física, dentro de uma linha de ação que inclui a vida aventuresca na selva, o dom de compreender e ser compreendido pelos animais, o contacto com civilizações perdidas, a coragem aliada à habilidade em lidar com a natureza. A criação de tais personagens pode ter sido propiciada pelo sucesso que Tarzan alcançara desde o seu surgimento na literatura, em 1912, culminando com o lançamento de tiras diárias em quadrinhos, em 1929, as quais abriram caminho para um gênero que aliava a sedução do ambiente desconhecido, a necessidade das características arquetípicas do herói e a popularidade do acesso.
.Os tarzanides seguem a mesma linha de ação de Tarzan, porém englobando heróis diversificados, femininos ou masculinos, adaptados a aventuras ambientadas em um conjunto de elementos que perfazem o estereótipo da selva no imaginário popular, o que inclui, além das selvas africanas, a selva amazônica e até estranhas selvas em regiões polares.
Enquanto os termos "Tarzanide" e "Tarzanidi" são adotados para personagens originados em publicações de Banda desenhada franco-belga e italianas, para publicações norte-americanas o termo Tarzanesque é bastante utilizado. Segundo o dicionário online The Free Dictionary, Tarzanesque é um vocábulo usado para ironizar homens fortes e habilidosos.
Histórico
Primeiras manifestações
Embora Sheena não tenha sido a primeira "garota das selvas", trouxe no visual - um biquíni de pele de leopardo - uma característica inédita que seria bastante replicada.
Algumas dessas manifestações eram independentes - em 1931, o escritor Jerry Siegel, que eventualmente se tornaria um dos criadores de Superman, mas à época ainda estava no ensino médio, criou uma paródia de Tarzan para o jornal estudantil The Torch do Glenville High School - enquanto outras eram elaboradas com fins profissionais. A mais antiga dessas manifestações ocorreu em 1934 quando Alex Raymond criou as tiras Flash Gordon e Jim das Selvas para concorrerem, respectivamente, com Buck Rogers e Tarzan. Jim, entretanto, não era um "Rei das Selvas", mas um caçador que vivia aventuras em selvas asiáticas.

Em 1936, a Timely Comics (atual Marvel Comics) publicou a primeira história o personagem "Ka-Zar", um jovem chamado David Rand que fora criado no Congo belga ao lado do leão Zar. No ano seguinte, Will Eisner e Jerry Iger criaram Sheena, a Rainha das Selvas, uma das mais conhecidas "garotas da selva". Apesar de bastante conhecida, a personagem não fora a primeira a se enquadrar nesse arquétipo: em 1904 havia surgido "Rima" uma personagem do livro Green Mansions: A Romance of the Tropical Forest, escrito por W. H. Hudson - oito anos antes do próprio Tarzan.
Sheena apresentava traços inéditos: foi a primeira "garota das selvas" a usar um biquíni de pele de leopardo, que logo se tornaria um clichê, e foi também a primeira heróina a ganhar uma revista própria, publicada pela Fiction House entre 1942 e 1953 - Rima só ganharia uma versão nos quadrinhos em 1974, pela DC Comics, e chegou a participar de três episódios do desenho animado Superamigos.
Em 1940, a Fiction House começou a publicar as histórias de "Kaanga, o rei das selvas" - que no Brasil foi publicado pela EBAL, editora que publicava Tarzan e Sheena, com o nome de "Kionga". Além de Kaanga e Sheena, a Fiction House já havia publicado na revista pulp Jungle Stories, o personagem "Ki-Gor". Também pela Fiction House foram publicados "Camilla, Queen of the Lost Empire" e "Tabu, the Jungle Wizard". Em 1948, Os italianos, Giangiacomo Dalmasso (roteiro) e Enzo Magni (desenho), criaram a Pantera Bionda.
Na década de 1950.

Em 1950, surgiu Akim na revista italiana Albo Gioello, uma revista em formato talão de cheque, criação do roteirista Roberto Renzi e do desenhador Augusto Pedrazza, Akim não viva aventuras apenas nas selvas, também combatia crimonosos comuns no chamado "mundo civilizado", para isso até usava roupas comuns utilizadas nas grandes metrópoles, o personagem foi publicado até 1991.
Em 1953, Joe Kubert lançou Tor, a diferença entre Tor e Tarzan é que as histórias de Tor eram ambientadas na pré-história (mais precisamente no ano 1 milhão antes de Cristo, correspondente Periódo Quaternário, periódo apontado por paleontólogos onde surgiram os primeiros humanos, apesar disso, o autor também usou licença poética e incluiu dinossauros nas histórias de Tor), anos mais tarde Kubert também desenharia os quadrinhos de Tarzan.

Em meados dos anos 60, aproveitando o sucesso do gênero, outras editoras brasileiros criaram seus próprio tarzanides, um deles foi Targo da Editora Outubro (depois renomeada para Taika)
Tarzanides na atualidade
O quadrinista Frank Cho e sua "Jungle Girl" .
Vários dos tarzanides criados para o mercado norte-americano, encontram-se em domínio público, isso se deve ao fato de que com a implantação do Comics Code Authority, várias editoras foram fechadas e não renovaram os direitos de seus personagens, como fizeram os herdeiros de Edgar Rice Burroughs e empresas como a Walt Disney Company.
Em 2005, Shanna teve uma minissérie produzida pelo quadrinista Frank Cho, que também criou sua própria garota das selvas Jana publicada na mini-série Jungle Girl publicada pela Dynamite Entertainment(conhecida por publicar inúmeros projetos com personagens em domínio público).
Em 2011, a Dynamite Entertainment lançou a revista Lord of the Jungle, embora esteja em domínio público, o nome Tarzan não pode ser usado nos títulos sem autorização.
wiki enquanto se pode!
Nenhum comentário:
Postar um comentário