.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

UM POUCO SOBRE OS DESENHOS JAPONESES DAS ANTIGAS


Desenhos japoneses antigos

O primeiro desenho animado foi desenvolvido em 1908, pelo francês Emile Cohl. O Fantasmagorie  tinha aproximadamente 2 minutos de duração, em preto e branco, assim como os demais. A partir de 1910, surgiram os desenhos com formato mais parecidos aos desenhos atuais – no então cinema mudo e sem cores, quando a maioria das animações era de curta-metragem, que continha piadas e roteiros focados no público mais adulto.

Desde o tempos atrás muitas inovações foram aprimoram os criativos desenhos, e hoje pode-se perceber que existem diversos estilos e representações que se modificam de acordo com o país em que foi produzido e o público -alvo de cada um.

No Japão o desenhos surgiram com o fim da Segunda Guerra Mundial, momento em que muitos desenhistas em início de carreira tiveram forte influência da cultura ocidental. A seguir os desenhos antigos mais famosos da história de produção japonesa.





Samurai Kid – conta a história de um aprendiz samurai que dominava o vento. Composta de 65 episódios, o desenho foi inspirado pelo mangá “Kase no Ishimaru.” Foi ao ar em 07/06/1964.




Shadow Boy –  um tipo de anime diferenciado que conta a história de suspense da vida de um garoto que ao acordar de um sono profundo dentro de uma cúpula de vidro descobre que deverá combater um vilão demoníaco chamado Dr. Espectro. No Brasil, o desenho foi exibido nos 70 na TV record.





Taro Kidanime sobre um esquadrão especial estilo James Bond, formado por Sayuri, Sansão, Polka e Tarô Kid. Teve cerca de 38 episódios. Foi exibido na extinta TV Tupi e também na Record, na década de 70.





Speed Racer – poucos sabem mas, este um desenho japonês criado por Tatsuo Yoshida, que tem como nome original “ Go Mifune” – um jovem corredor que pilota o carro Mach 5, vivendo diversas aventuras. O desenho foi lançado em 1960, tendo como inspiração o cantor Elvis Presley, James Bond e os carros de corrida da fórmula 1.






Fantomas – considerado o primeiro grande herói japonês, defensor da antiga Atlântida que combatia o mal. Teve no total 52 episódios produzidos em 1930.




Sawamu, o demolidor – anime baseado na vida do ex- kickboxer japonês Tadashi Sawamura. Desenho de grande repercussão no Brasil teve 26 episódios e foi exibido nos 70 e 80.





Marino Boy - herói que completava as missões mais diferentes do fundo do mar. Foi lançado em 1968 quando completou o número exato de 130 episódios, os quais eram dividos por duas temporadas – uma em preto e branco e outra na versão colorida.




O pirata do espaço – anime de 1976, dentro do estilo mecha (robô gigante) que conta a história do povo de natural de estrela Gailar. Teve um total de 36 episódios produzidos. Foi exibido entre os anos de 1983 e 1985 pela extinta TV Manchete.




Patrulha estelar – desenho animado produzido em 1974, que conta as aventuras da tripulação do encouraçado espacial Yamato, que faz uma grande referência a marinha japonesa. NO Brasil foi exibido em 1983 a 1985, na Manchete.




Heide -  baseado no livro de mesmo nome da autora Johanna Spyri(1880), conta a história de uma menina órfã da Suíça. O desenho teve maior sucesso quando exibido em Portugal em 1974.




A princesa e o cavaleiro – é um mangá e anime que narra as aventuras da princesa Safiri do reino da Terra de Prata. Foi publicado em 3 versões, 1954, 1966 e 1967. Exibido em 1970 pela Record SP, e pela TVS do Rio de Janeiro até os anos 80.






Rei Arthur – Baseado nas lendas populares do Rei Arthur, o desenho foi produzido em 1979, com cerca de 52 episódios, divididos em duas partes. Foi exibido no Brasil entre os anos 80 e 90, SBT, Record e a extinta TV Corcovado.





Don Drácula – mangá que surgiu a partir da comédia de Black Jack, conta a história de um vampiro engraçado e sua filha que fogem para o japão a fim de esconderem dos caçadores de vampiros. Planejado para ser uma anime de 26 episódios, somente 8 foram produzidos. No Brasil foi exibido na TV Manchete em 1984.


dicas free


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails