.

domingo, 5 de maio de 2013

ESCOLHENDO TINTAS (COMPLEMENTANDO SEMPRE)


Como escolher a tinta certa





Faz tempo que você está descontente com alguns ambientes de sua casa e pensa em renová-los? Pretende mudar a cor das paredes, janelas, portas e, quem sabe até alguns móveis poderão ganhar um novo visual? Mas não é tão fácil escolher tintas e cores. É preciso muito bom gosto para deixar o ambiente alegre e descontraído, sem deixar nossa casa parecendo um carro alegórico de carnaval, ou tão sóbria e séria, que pareça um hospital ou uma repartição pública. É necessário se preocupar também com a qualidade e escolha das tintas utilizadas.







Defina o que vai ser pintado em sua casa. Quais ambientes? A parte externa também? Portas, janelas e móveis estão incluídos? Anote tudo o que pretende mudar.





Analise como está o material que vai receber a tinta. Está em boas condições? Riscado? Quebrado? Com buracos? Úmido ? Enferrujado? Se houver algum material danificado, providencie a restauração antes de pintar – é obrigatório lixar e raspar paredes, tampar rachaduras e buracos com massa corrida, passar anti-mofo, enfim.. se houver necessidade contrate um profissional. Com portas e móveis também se deve ter o mesmo cuidado, e da mesma forma com metais, eliminando qualquer tipo de ferrugem. Não adianta passar uma tinta linda e de excelente qualidade por cima de um material estragado.

Avalie as condições dos ambientes que serão renovados. Recebem luz? É úmido? Estão expostos à ação do tempo? E, com base nessa avaliação, determine de que forma você quer que ele fique: alegre e descontraído ou sóbrio e relaxante? É um ambiente de repouso ou será destinado a reuniões e festas?

Decida que tipo de material será usado. Importante também definir quanto de seu orçamento está disponível para essa mudança. Depois desta primeira avaliação, é hora de escolher a tinta ideal:

1. Paredes:  

Látex acetinada: São mais caras que as demais tintas, mas dão um acabamento mais sedoso. São fáceis de lavar, mas, em compensação, marcam muito as imperfeições. Por isso é necessária uma preparação impecável da parede antes de usá-la.
Látex Fosca: É bem mais barata e disfarça melhor as imperfeições, por isso é ideal para paredes antigas e irregulares. Num ambiente pequeno, o fosco é melhor que a tinta acrílica, pois dá maior sensação de aconchego.

2. Azulejos, plásticos, e pisos de cerâmica:

Epóxi : é uma tinta bastante cara e indicada para pintar os azulejos e superfícies parecidas. Ela tem um alto grau de impermeabilização, mas é muito difícil de passar, pois tem de misturar com a quantidade certa de catalisador. Tenha consciência de que, se for usada em azulejos e pisos, não durará muito tempo. É melhor aplicado com o rolo, e sugerimos ajuda de um profissional. Sua secagem é bem rápida e usada em plásticos a durabilidade é bem menor.

3. Metais:

Esmalte, ou automotiva: A melhor é a automotiva que tem uma secagem mais rápida, aguenta calor e tem melhor acabamento. Deve ser aplicada com pistola, mas, pela qualidade superior, pode tranquilamente ser aplicada com pincel macio.

4. Madeira:

Selador: Indispensável passar depois de lixar, pois a madeira é um material poroso.
Esmalte sintético ou tinta óleo: se for fosca vai apagar as ranhuras de madeira. Se desejar mantê-las, prefira a acetinada.
Tinta em Spray : é a melhor para madeiras, sempre pintando parte por parte.

Importante lembrar que:

O ideal é sempre escolher tintas de melhor qualidade, mesmo que mais caras, pois elas tem maior poder de cobertura, diminuindo o número de demãos, além de garantir uma cor mais uniforme e ter maior durabilidade. Se você se sentir inseguro, peça ajuda a um profissional, inclusive há sugestões para cores e tons de ambientes, nas lojas especializadas em tintas.


comofas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails