.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CONHEÇA SPACE CADET





Space Cadet é um romance de ficção científica (1948) de Robert A. Heinlein sobre Matt Dodson, que se junta a patrulha do espaço para ajudar a preservar a paz no sistema solar . A história traduz o padrão academia militar história para o espaço: um menino de Iowa vai para a escola oficial , vê a ação e aventura, ombros responsabilidades muito além de sua experiência, e se torna um homem . Foi publicado como o segundo da série de juvenis Heinlein e inspirou a Tom Corbett, Space Cadet império de mídia.



Em 2075, adolescente Matt Dodson aplica-se a juntar-se à patrulha do espaço de prestígio. Após uma série de testes físicos, mentais e éticos, ele é aceito como cadete. Ele faz amizade com o colega William recruta 'Tex' Jarman, Vênus nascida Oscar Jensen, e Pierre Armand de Ganimedes . Seu primeiro companheiro de quarto é Girard Burke, o arrogante filho de um construtor espaçonave rico. Eles são transportados para a órbita escolar navio PRS James Randolph para a formação contínua.


Burke, eventualmente, qualquer demissão ou é convidado a sair, e vai para o serviço do comerciante, mas o restante fazer bem o suficiente para ser atribuído aos navios de patrulha de trabalho. Dodson, Jarman e Jensen enviar para fora no Aes Triplex. Sua primeira missão real é ajudar na busca por um navio de pesquisa faltando, o Pathfinder, no Cinturão de Asteróides . Eles encontrá-lo, mas todos a bordo estão mortos, os infelizes vítimas de um meteoro em movimento rápido que perfurou o navio quando a porta da câmara exterior blindado estava aberta. Antes do acidente, um pesquisador sobre o Pathfinder tinha encontrado evidências de que o planeta que explodiu para formar os asteróides era habitada por uma espécie inteligente, e que a explosão tinha sido artificial. O capitão da Aes Triplex transfere metade da tripulação do Pathfinder reparado para que eles possam tomar o navio e as notícias da descoberta surpreendente de volta à Terra rapidamente. Com o restante (incluindo todos os três cadetes), ele continua a sua patrulha.
Em seguida, ele recebe uma mensagem urgente para investigar um incidente em Vênus. Ele envia o tenente Thurlow e os cadetes para a superfície do planeta. A sonda toca baixo em um buraco , quase dando à tripulação tempo suficiente para sair antes que ele desapareça na lama. Com Thurlow em coma, ferido quando a sonda caiu, Jensen assume o comando. Ele contatos os sencientes Venerians geralmente amigáveis, mas todo o grupo é levado cativo. Eles logo descobrir o porquê.
Estes nativos particulares nunca tinha visto os seres humanos antes, até antigo colega Burke apareceu em um navio de prospecção. Ele tinha tomado a matriarca da refém clã local, quando ela se recusou a dar-lhe permissão para explorar um rico depósito de minérios radioativos. Os locais prontamente atacaram o navio e matou sua tripulação; Burke conseguiu enviar uma mensagem de ajuda, antes de ser preso.


Jensen habilmente ganha a confiança da matriarca e convence-la de que eles são honrados e civilizada, ao contrário de Burke, e os patrulheiros são liberados. Nem a lander nem navio de Burke é flightworthy. Para seu espanto, ela leva os seres humanos presos à Astarte cuidadosamente preservado, o primeiro navio lendário para definir, para Vênus mais de um século antes e pensei ter-se perdido no caminho. De acordo com o registro, a tripulação pereceu a doença. Com a ajuda dos nativos, os cadetes Colocar o navio e voar de volta para (humano) da civilização no Pólo Sul colônia de Vênus. Dodson é inicialmente desapontados quando eles não são tratados como heróis, mas, em seguida, ele percebe que o que eles conseguiram foi simplesmente o que era esperado de patrulheiros.



Temas 

A patrulha do espaço é confiada pelo mundo inteiro Terra governo com o monopólio de armas nucleares , e espera-se manter uma ameaça credível para deixá-los cair na Terra em órbita como um impedimento contra a quebrar a paz. Matt, em uma visita domiciliar, provoca uma discussão de família, quando seus pais se recusam a acreditar que a Patrulha e especialmente seu filho seria realmente bombardear Iowa.
Os cadetes são esperados para renunciar à sua lealdade a seus respectivos países e substituí-lo por uma aliança mais ampla para a humanidade como um todo e para as espécies sensíveis do Sistema Solar. Eles são contadas as histórias de quatro heróis da Patrulha / mártires que exemplificam essa qualidade. Um deles, Rivera, deixa ordens para aniquilar sua cidade natal, se ele está preso lá durante as negociações. Heinlein mais tarde expandido outra dessas histórias em " The Long Assista ".



O jovem, idealista Matt sente que ele deve ser capaz, em caso de necessidade, para emular Rivera e destruir sua própria cidade natal Iowa. Seu pai lhe diz que tal necessidade nunca iria surgir, já que a fidelidade cosmopolita da Patrulha é pouco mais que uma farsa e na verdade ele é controlado pela "Federação norte-americana" e serve os seus interesses. Mais tarde, o mentor de Matt no Patrol faz com que ele entenda que se deve surgir um dilema tão improvável, seu comandante iria trancá-lo em seu quarto, em vez de esperar que ele a participar do ataque. O mentor usa esse cenário para forçar Matt para enfrentar os problemas pessoais e políticos envolvidos no controle institucional de armas atômicas de forma mais madura.
Escrito quase uma década antes de o Movimento dos Direitos Civis nos EUA , e num momento em que os caracteres não-brancos eram quase inteiramente ausente da ficção científica, o livro também explora o tema do racismo , tanto literalmente, nas discussões sobre a composição racial cosmopolita da ( todo-macho) Patrol, e metaforicamente, em sua descrição do conflito com os Venerians. Vênus é descrita como extremamente quente e (incorretamente, como é conhecido agora) pantanoso, mas habitável. Os Venerians estão em primeiro lugar pensado para ser primitivo, mas mais tarde é revelado que eles têm um alto nível de sofisticação tecnológica, embora desenvolvido ao longo de linhas radicalmente diferentes do que a dos humanos.
Há também uma subtrama que giram em torno da questão do que significa ser um bom soldado. Desanimado pelas exigências intelectuais de sua formação Patrol, e atraiu para o glamour eo espírito de corpo dos Marines , Matt pede uma transferência, mas é dissuadido por seu mentor. O mentor, dividindo motivações humanas em três tipos, explica que a Patrulha, que tem a responsabilidade de segurar a arma final e manter a paz em geral, é ocupado por um certo tipo de pessoa, o homem de ideais (o seu lema é Quis Custodiet ipsos custodes ? ). Em contraste, os fuzileiros navais, o ramo de serviços que lidam com assuntos militares comuns, são treinados para prêmio lealdade inquestionável e bravura como os mais altos ideais, e são deliberadamente recrutados a partir do tipo de pessoa que procura a glória e emoção. Matt pertence à primeira categoria. (O serviço de Merchant, por implicação, é para uma terceira categoria, aqueles motivados por preocupações econômicas.)



Adaptações

O romance inspirou Joseph Greene de Grosset & Dunlap para desenvolver o Tom Corbett, cadete  em histórias em quadrinhos, séries de televisão, programa de rádio, banda desenhada, e romances que eram populares no início dos anos 1950. Greene tinha inicialmente apresentado um roteiro de rádio para "Tom Ranger e os cadete do espaço" em 16 de janeiro de 1946, mas manteve-se não executada quando o romance de Heinlein foi publicado.

Ligações externas 

Space Cadet listagem título no Internet Speculative Fiction Banco de Dados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails