.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

CONHEÇA ALAN FORD





Alan Ford é uma história em quadrinhos italiana criado por Max Bunker (Luciano Secchi) e Magnus (Roberto Raviola), em versão impressa desde 1969.  O livro em quadrinhos é uma tomada satírica sobre agentes secretos clássicos carregados de surreal e preto humor, referências sardônicos a aspectos da sociedade italiana e ocidental contemporânea.

Embora ela se tornou muito popular na Itália, logo após a sua introdução, Alan Ford permaneceu relativamente desconhecido fora da Itália. Os franceses , dinamarqueses e brasileiros edições logo falhou, mas a única outra edição estrangeira, em SFR Jugoslávia , foi um enorme sucesso, tornando-se e mantendo-se um dos quadrinhos mais populares do antigo país e seus sucessores.  



Embora a trama inicial nos primeiros episódios se desenvolve em torno de um agente chamado Alan Ford, ele é mais tarde apenas um do grupo central de personagens: TNT Group é um conjunto de agentes secretos desajuste, que operam a partir de uma loja de flores em Nova York , EUA , que eles usam como fachada para seu quartel-general secreto. Eles são incompetentes e preguiçosos, mas inteligente e astuto, especialmente quando se combina com os seus próprios interesses pessoais. Suas biografias bizarras são diminuídos por que de seu líder com mão de ferro e astuto, o número cheias de cadeira de rodas One, um Methusalem personagem que rouba os milhões pagos ao grupo pelo governo ou americanos vereadores para missões secretas, pagando uma ninharia para suas agentes.

A história em quadrinhos ridiculariza os aspectos da sociedade americana, incluindo o capitalismo e racismo . Também houve referências diretas a realidade local italiano, cujo males sociais foram frequentemente satirizado por Magnus & Bunker, bem como os termos em dialeto milanês .

Alan Ford é publicada mensalmente por Max Bunker imprensa na Itália. Há também edições em Bósnia e Herzegovina, Croácia (pelo menos quatro edições diferentes, a partir de 2008), Sérvia e Eslovénia. República da Macedônia edição também estava disponível por um tempo, e as edições sérvios estão agora importada para a Macedônia e Montenegro, que ainda permanecem extremamente popular. O gibi foi adaptado para jogos animados de cinema e teatro, bem como usado como uma fonte de inspiração em livros e filmes.





História 

Três anos antes da história em quadrinhos foi publicado em maio de 1969, Max Bunker, juntamente com a ilustradora Magnus, teve a idéia de criar uma sátira de James Bond (que já havia criado um personagem espião sério, Dennis Cobb ). O roteiro inicial foi escrito em agosto de 1967 e de diálogo revisto em Abril de 1968. O roteiro incluiu seis personagens principais (Alan Ford, Bob Rock, Sir Oliver, o chefe, Jeremias e Grunf), mas os criadores decidiram omitir Sir Oliver na revisão final (Julho de 1968), por medo de sobrecarregar os leitores com personagens do primeira edição. Raviola decidiu basear o desenho de Alan Ford em Irish ator Peter O'Toole .

De acordo com Max Bunker, ele queria criar uma história em quadrinhos que não se enquadram em nenhuma das categorias pré-definidas, em seguida, de aventuras e histórias em quadrinhos escuras, como Satanik ou Kriminal (tanto pelo Bunker e Raviola), ou quadrinhos tradicionalmente engraçadas, como Mickey Mouse.

A primeira edição do gibi, intitulado "Grupo TNT", foi recebido levemente pelo seu público-alvo. A segunda questão, intitulado "O Dente podre" apareceu em junho de 1968, introduziu o personagem Sir Oliver, e foi ofuscado pela falta de sucesso do primeiro problema. A reputação de Alan Ford cresceu com as questões posteriores.


O personagem de Number One foi introduzido mais tarde na série, na 11 ª edição com o nome "The Number One". Cirano apareceu pela primeira vez na edição 18 ("Cão Para Milhões de Dólares"), quando ele foi adotado por Bob Rock, ainda que a contragosto.

Magnus desenhou as primeiras 75 questões, após o que ele foi substituído por Paolo Piffarerio em 1975. Em 1983, quando a revista em quadrinhos mudou-se para outra editora, Max Bunker Press, Raffaele della Monica e Giuliano Piccinnino substituído Piffarerio.

Atualmente, a história em quadrinhos é desenhada por Dario Perucca (que também desenha capas) com tintas por Omar Pistolato . Em toda a sua história o estilo de desenho manteve-se o mesmo conjunto por Magnus .



Traduções 

Alan Ford só foi traduzido para o francês , servo-croata , dinamarquês , Português e na década de 1990 subseqüentes croatas , bósnios , sérvios , macedônios e eslovenos edições apareceram. As edições francesa e macedónios só vi doze problemas antes que eles se caiu devido às baixas vendas. A edição de Português só vi cerca de três questões. Ele também foi traduzido para albanês no Kosovo , que viu apenas cinco questões antes de se cair, também devido às baixas vendas.

Iugoslávia 


Uma cena de 13 de questão "Golf", a tradução de Vjesnik. Grunf apresenta sua invenção transporte para Bob Rock.
Alan Ford alcançou grande sucesso nas áreas anteriormente que compõem a Iugoslávia no início do século XXI e em 2005 foi um dos quadrinhos mais vendidos.

Publicação do livro em quadrinhos foi iniciado em 1972 pela empresa estatal Vjesnik de Zagreb . Esta edição ainda é um item de colecionador populares. Dúzia de questões primeiras não produziu muito sucesso, no entanto, a aparência na edição # 25 do antagonista Superciuk (traduzido como Superhik) 'que rouba dos pobres e dá para os ricos "provou ser um sucesso com os leitores jugoslava.  Também , uma série de sucesso da história em quadrinhos na Iugoslávia é devido ao Nenad Brixy 's (nascido em 1924 em Varazdinske Toplice ) Tradução distinta, rica em obscuros, barroco sonoridade Croatisms . Um próprio escritor que escreveu vários romances cômicos sobre o personagem detetive desajeitado chamado Timothy Tacher, Brixy abordado o trabalho de traduzir Alan Ford na forma livre e na adaptação espirituoso resultante e texto imaginativo logo ele ganhou muitos admiradores em todo o país.



Algumas das edições do Vjesnik foram ocasionalmente censurado pelo editor. Por exemplo, na edição # 16, "Não vote em Notax", uma linha tirando sarro do racismo americano , lendo "Em primeiro lugar, eu prometo que vai se livrar dos negros .... Este é um país do branco raça, e quem não pensar dessa maneira vai ser punido ... " foi alterado para "Em primeiro lugar, eu prometo que vamos nos livrar de nosso inimigo. Este é o nosso país e que não pensa desse jeito vai ..." Algumas fotografias do livro foram removidos ou repintadas em algumas edições, enquanto em algumas outras edições essas mesmas fotos apareceram na versão original.

Há uma história em quadrinhos falsa em circulação que possui vida útil presidente iugoslavo Josip Broz Tito , em uma linha de história em uma das questões. Tito é retratado como velho conhecido da Number One, que muitas vezes envolvido em atividades obscuras.  A questão toda foi supostamente proibido de publicar na Iugoslávia.  décadas A questão falso foi publicado mais tarde, após o país se desintegrou.  No entanto, além de desenho decente de personagens falsos, e diálogo emprestado de várias questões, oferta é o número da edição (# 39), que na verdade é uma história em quadrinhos chamada Belle Époque.

Brixy faleceu em 1984, marcando em muitos aspectos, o fim de uma era para Alan Ford na Iugoslávia. Mesmo o criador da história em quadrinhos Max Bunker reconheceu as contribuições de Brixy a sua popularidade na Iugoslávia, elogiando-o como "um dos tradutores raros que retrataram com sucesso a sátira negra da história e desenhos de Alan Ford" s ".  A edição continuou depois Brixy de morte, acabando em 1992, com a eclosão das guerras jugoslavas .

Após a dissolução da Iugoslávia, Borgis pegou os direitos de publicação para o mercado croata, mantendo o título de série original Alan Ford Superstrip. Maverick de Kraljevo inicialmente começou a publicar para o mercado sérvio, e os quadrinhos foi em 2003 apanhados por Color Press Grupo de Novi Sad . Na década de 2000, os episódios originais na tradução do Brixy foram republicado pelo Strip-agente, na Croácia, sob o título de Alan Ford Klasik, mais uma vez com grande sucesso e grande circulação. Strip-agente também está publicando Alan Ford Extra (novos episódios italianos), e preço broja 1 (Histórias é o número um).

Em meados da década de 1990, uma peça de teatro intitulada Alan Ford foi encenado no Teatar T em Belgrado . A peça era uma história original com a maioria dos personagens presentes, em grande parte baseado em edição # 30 ("The Gang barbudo"), mas com inúmeras referências a outros episódios e personagens. O jogo foi realizado em dialeto croata, como o usado por Brixy.

França 

Em França , a história em quadrinhos estreou em 1975 publicado pela Sagédition e durou apenas doze questões. Como Magnus tornou-se mais conhecido em França, esta edição se tornou um item de colecionador.

Em 2003, uma pequena editora independente, Taupinambour, começou mais uma edição com novas questões.



A versão jovem de Contagem Oliver. Capa para Alan Ford n º 83, Maio de 1976. Arte Paolo Piffarerio.


Superciuk, o vilão mais popular da série, retratado na capa de Alan Ford n º 171 (Setembro de 1983). Arte por Raffaele Della Monica.

Brasil 

No Brasil , a história em quadrinhos também estreou em 1975, publicado pela Editora Vecchi, e só durou por cerca de cinco questões.


Dinamarca 

Na Dinamarca , Alan Ford, foi publicado em 1974 por Interpresse sob o nome de Oskar Mortensen, e durou apenas seis edições.



Principais personagens 

Número Um (Il Numero Uno), um homem com deficiência muito velho (ele tem lembranças da Grécia Antiga e afirma ter encontrado personagens como Homer e Robespierre ), é o líder supremo da TNT grupo. Ele trata os outros agentes severamente. Ele tem muitas conexões, incluindo um "livro negro" de bolso contendo as indiscrições de todos no mundo. A polícia de Nova York muitas vezes se volta para ele para pedir ajuda. Ele vive em um abrigo secreto longe da loja de flores.
Alan Ford é um jovem ingênuo, tímido e modesto. Ele parece ser a única pessoa do grupo para exibir qualquer coisa parecida com os valores morais. Ele é apaixonado por um espião atraente, Margot, que ele conheceu na década de 1970 como um dos inimigos do grupo. Ele cresceu em um orfanato católico sombrio.
Minuette Macon, uma bela garota francesa que desde 2005 vive com Alan.
Bob Rock, um pavio curto, mas muito inteligente agente, está frustrado com sua aparência (ele é muito curto, com um grande nariz, graficamente inspirado por Magnus ). Um órfão como Alan, seus irmãos gêmeos tornaram ladrões de banco.
Sir Oliver (Il Conte Oliver), é um falido Inglês nobre que deixou sua terra natal em desgraça depois de ser procurado pela polícia por vários crimes de roubo em grande escala. Um orador muito hábil e elegante, ele tira o máximo partido da sua percebido estatura alta sociedade para roubar suas vítimas inocentes. Ele também apresenta comportamento característico de indivíduos que sofrem de cleptomania , muitas vezes se envolver em furtos e pequenos roubos. Ele poderia ser descrito como um ladrão cavalheiro .
The Boss (cariatide, ou seja, o Caryatid), que, em teoria, funciona como braço direito de Number One, é na prática um agente muito preguiçoso que se esforça para evitar o trabalho a todo custo e dorme o dia todo na loja de flores. Seu verdadeiro nome é Gervásio De Statuis.
Jeremias (aka Geremia Geremia Lettiga, ou seja, "Jeremias Maca") é um hipocondríaco, decrépito velho, cujo dever é geralmente para proteger a loja de flores. Um imigrante italiano, sua má saúde foi causado por seu antigo emprego de vendedor de rua e sua vida na miséria (ele costumava dormir ao ar livre).
Grunf, um inventor de origem alemã naturalizada, mudou seu nome de Grunt para Grunf em deixar seu país natal. Suas invenções são geralmente semi-cozida. Seu verdadeiro nome é Otto Grunt, e ele lutou na Primeira e Segunda guerra Mundial como um mecânico Luftwaffe incompetente.
Cirano, cão de Bob Rock, muitas vezes participa de missões do grupo. Ele é um cão inteligente, embora facilmente subornado com comida.
Clodoveo (Clóvis), um papagaio a falar bastante inteligente, vive com o número um e ajuda a debater as missões do grupo, embora normalmente ele briga com o seu mestre. Sua primeira aparição foi em # 100 "Black Mountains de Dakota do Sul".
Squitty é hamster The Boss '. Ele está sempre alimentado bem, e é por isso que ele é muito gordo, assim como o chefe. Cirano é aquele que sempre quer comê-lo, mas sempre falha. Sua primeira aparição foi em # 21 "Bombafobia".
Muitos dos membros do grupo TNT desapareceram da maioria dos problemas recentes, eo grupo atualmente é composto por Alan, Minuette e Clodoveo, sob o nome de "Investigação agência TNT a baixo custo".



Principais inimigos 

Superciuk (pronuncia-se "Superchook", que significa sábio comunicar algo como "Superdrunk"). Nome Verdadeiro: Ezechiele Bluff, em Vjesnik versão traduzida como Milogled Bluff. Superciuk é o vilão mais importante da série, às vezes sendo o assunto principal da trama. Ele rouba dos pobres e dá aos ricos, como um anti- Robin Hood das sortes. Sua principal arma é a respiração mortífera, alimented com má qualidade Barbera e cebola tomates, em italiano «chook» soa como «Ciucco», ou seja, "muito bêbado". Em sua vida normal Superciuk é um gari que está constantemente irritado com seu companheiro, Beppa Giosef.
Gommaflex foi criado para a adaptação televisiva da história em quadrinhos. Este personagem tem um rosto de borracha que pode assumir os contornos de qualquer pessoa, usando esse recurso para as intenções criminosas. Seu nome é baseado em seus poderes, porque "Gomma" significa " Borracha "em italiano e "Flex" pretende ser a abreviação de "flexibilidade". Ele é, de certa forma, semelhante ao Homem-Aranha vilão , Chameleon .
Homem Anten é talvez inspirado por Silvio Berlusconi quando era simplesmente um homem de televisão e indústria editorial. Ele tenta alcançar um monopólio na radiodifusão por obscurating as transmissões de outras empresas. "Anten" refere-se a " antena ".
Outros inimigos, cujos nomes são normalmente puns em italiano , são Katodik, a frita dois assassinos e Frut, Mr. Tromb, o chefe mafioso "Il Grande Cesare", Wurdalak o vampiro (que vem das páginas da Satanik ), o cientista Aseptik, a troca rápida Arsenico Lupon (trocadilho de Arsène Lupin ), as famílias mafioso, alvenaria do Mangia, gângster fantasma do bebê Kate, mascarado Conspirator, magnata mr. Fitzgerald e bruxa bruxaria.



Animação 

Alan Ford também foi transposta em 1988 em um baixo orçamento, straight-to-video 30 minutos curta de animação chamado "Alan Ford e il Gruppo TNT contro SuperCiuk" ("Alan Ford e do Grupo TNT vs SuperCiuk"). Foi produzido por Max Bunker Pressione e foi baseado na história SuperCiuk já publicados na série de quadrinhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails