.

sábado, 31 de julho de 2010

CONHEÇA FLASH GORDON



Flash Gordon é o segundo herói espacial das histórias em quadrinhos (o primeiro foi Buck Rogers), criado por Alex Raymond em 7 de Janeiro de 1934.

Origens

Em 1933, a King Features Syndicate abriu um concurso para descobrir personagens de quadrinhos que rivalizassem com Buck Rogers e Tarzan de sua concorrente, a Pulitzer Syndicate. Alex Raymond se inscreveu e ganhou, passando a desenhar Flash Gordon e Jim das Selvas (que completava a página) para o New York American Journal, a partir de um domingo, 7 de Janeiro de 1934.

No Brasil, o primeiro capítulo (ou "prancha") de Flash Gordon no Planeta Mongo foi publicado no nº 3 do Suplemento Infantil do jornal A Nação, do Rio de Janeiro, em 28 de Março de 1934 (a partir do nº 15, o Suplemento passou a circular de forma independente com o título de Suplemento Juvenil). Depois de mais de 80 capítulos publicados em página dupla no Suplemento, em 1937 decidiu-se pela publicação de um álbum de luxo, contendo as primeiras 60 pranchas, do qual foram impressas três tiragens de 5000 exemplares, vendidos com absoluto êxito. Em 1987, a EBAL de Adolfo Aizen (fundador do Suplemento Juvenil) publicou uma edição comemorativa dos 50 anos do lançamento do álbum original.

Conheça um pouco sua história:

A história girava em torno das aventuras de Flash Gordon, cujo nome batizava a série, e seus acompanhantes, Dr. Hans Zarkov e Dale Arden. A história começa com o Dr. Zarkov inventando um foguete, no qual os três fazem uma viagem ao planeta Mongo, onde naufragam. Mongo é habitado por várias culturas diferentes, algumas tecnologicamente avançadas, que têm caído uma a uma sob o domínio do cruel tirano Ming, o Impiedoso.

Logo após sua chegada, os três terrestres fazem amizade com o príncipe Barin, herdeiro legítimo do trono usurpado por Ming. Ming baniu o príncipe e seus seguidores — incluindo a própria filha, Aura, noiva de Barin — para o reino florestal de Arboria. Flash, Dale e Zarkov juntam-se então à luta de Barin para recuperar o trono.

Filme (1980)

Séries:

Flash Gordon aparece em três séries estreladas por Buster Crabbe: Flash Gordon, de 1936, Flash Gordon's Trip to Mars (1938), e Flash Gordon Conquers the Universe (1940).

Steve Holland estrelou entre 1954-1955 a série de TV Flash Gordon, que durou 39 episódios.
Em 2007, o canal americano Sci-Fi Channel passa a exibir a série "Flash Gordon", estrelada pelo ator Eric Johnson. A primeira temporada foi ao ar a partir do dia 10 de Agosto e teve ao todo 22 episódios.

Desenhos Animados:

Em 1979, a Filmation produziu uma série em desenho animado baseada nas histórias em quadrinhos ("The New Adventures of Flash Gordon")

Em 1986, o desenho animado Defensores da Terra mostrou Flash em ação com seus colegas do King Features Syndicate, Fantasma e Mandrake. Em 1996, a Hearst Entertainment apresentou uma nova série de Flash Gordon em desenho animado, onde vários conceitos básicos do personagem e seu universo foram revistos (por exemplo, Flash e Dale são dois adolescentes, Barin possui uma aparência hispânica, e Ming e Aura pertencem agora a uma raça de reptilóides).

Cronologia de Flash Gordon no Brasil

* Em 28 de Agosto de 1934, Flash Gordon começa a ser publicado no tablóide Suplemento Juvenil (editado no Rio de Janeiro, mas com distribuição nacional).

* Em 27 de Fevereiro de 1936, o Suplemento Juvenil publica o livro Flash Gordon no Planeta Mongo, reunindo pranchas publicadas anteriormente no tablóide.

* Em 21 de Maio de 1938, é publicado o livro Flash Gordon no Reino das Cavernas, primeiro volume da Biblioteca Mirim (uma "cria" do Suplemento Juvenil).

* Em Agosto de 1939, Flash Gordon passa a ser publicado no Globo Juvenil, do jornalista Roberto Marinho, que adquiriu todos os direitos para o Brasil dos personagens distribuídos pelo King Features Syndicate.

Em 1973, a EBAL de Adolfo Aizen (criador do Suplement Juvenil) publica uma edição especial de Flash Gordon no Planeta Mongo.

Fonte: Wiki, Blogs sobre HQs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails