.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CONHENDO OS DIVERSOS TIPOS DE LIXAS - PARTE #01





Hoje irei mostrar para vocês um pouco a respeito desta ferramenta chamada de Lixa, usada tanto na Pintura e em outras tipos de Trabalho vamos conhecer seus vários tipos , aplicações e cuidados ....
Só que para não ficar muito chata e cansativa a postagem, divide em 2( duas )partes!


Uma para Hoje(21/07 ) e a outra logo em sequência para o dia (25/07) para não perdemos
o ritmo do conhecimento
, vamos lá então:


Significado A lixa é um papel com material de superfície abrasiva, frequentemente utilizado para polir madeira, metais etc...


As lixas São a ferramenta mais usada no pré-acabamento, livrando a peça de farpas, desníveis, desigualdades, dando um aspecto uniforme e agradável ao toque.



Existem muitas variedades de material abrasivo na industria, mas nós vamos somente falar dos tipo mais comum as lixas em folhas:


- lixa d'água - lixa madeira - lixa ferro - lixa massa



Aplicação especifica - Lixa d'água é usada molhada com água, querosene, gasolina, etc. (á maneira que vai trabalhando a própria água vai limpando as impurezas retiradas do objeto lixado), é excelente para lixar resina, gesso, massa de Funileiro, etc...

- Lixa para madeira é usada (seca) somente em madeira.


- Lixa para ferro é usada (seca) somente em superfícies metálicas.


- Lixa para massa é ideal para o lixamento de rebocos, argamassas, massa corrida e gesso.


Lixamento Lixamento é uma operação destinada a retirar uma certa quantidade de material de uma peça a fim de obter um forma ou uma condição de superfície determinada.


Lixamento de acabamento é um processo que consiste em lixar levemente sobre a superfície já envernizada, pintada, a fim de retirar seu brilho para permitir a perfeita aderência da próxima demão.


Lixamento de desbaste ou também conhecido como pré-lixamento é uma operação que destina-se a retirar uma quantidade considerável de material, a fim de eliminar defeitos de usinagem, como ondulações e marcas deixadas pelas ferramentas de corte.

Lixamento superficial é um processo de lixamento leve para regularizar a superfície do material.

O processo de lixamento da madeira pode ser manual ou através do uso de uma máquina lixadeira.
As máquinas lixadeiras são equipadas com cintas abrasivas e no processo manual
usamos lixas propriamente ditas, que são compostas por grãos abrasivos com diferentes granulometrias, finalidades e aplicações (materiais).
Qual o grão da lixa utilizado para lixar madeiras, antes e depois da aplicação de selador, para que tenha um melhor acabamento?

Há necessidade de variar o grão da lixa de acordo com o tipo de madeira no lixamento?

Granulações As lixas tem graduações, e essa especificação chama-se Grão ou Grana.


As (numerações dependem do tipo de lixa e ate mesmo de cada fabricante) granulações comuns vão de 36 até 600.
lixa dágua..................................... 80 a 2000 ferro................................................ 36 a 220 massa.............................................. 60 a 220 madeira........................................... 36 a 320


Quanto mais baixo o numero... mais grossa será a lixa. Mais alto o numero mais fina a lixa. Assim uma lixa dágua média poderia ser, uma 220 ou 300. Acabamento Para se obter um bom acabamento da superfície obrigatório começar a lixação no sentido: lixa mais grossa primeiro, lixa mais fina na sequência.
Exemplo: se considerar-mos começar com uma lixa 220 (e desejamos um acabamento extremamente liso), podemos continuar com uma lixa 320, depois uma 400 e ainda uma 600.


Quando adquiridas avulsas, normalmente vêm "enroladas" em papel de embrulho. Tão logo chegue em seu local, retire-as imediatamente desenrole coloque-as em local plano e de preferência envolta em saco plástico fechado.

Vendidas em embalagens de 100 e 50 folhas, dependendo do tipo de lixa, retira-se somente uma folha de cada vez, mantendo-se as demais protegidas da umidade e do calor excessivo. (JSM)


CONTINUA ...

Um comentário:

  1. Estou usando lixa d'água mesh 4000 para polir facas, preciso de mais, pois o meu acabou.
    indique por favor onde adquirir

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails