.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

TINTAS NACIONAIS PARA PINTURA DE MINIATURA PARTE #2


Pintura de Miniaturas 





Tintas Nacionais

As tintas nacionais acrílicas, nunca tiveram uma qualidade comparada as suas similares importadas para a pintura de miniaturas. Era muito comum a compra de tintas importadas, por preços bem mais altos, para suprir uma demanda que era muito comum para os apreciadores do hobby. A qualidade do pigmento nacional, deixava a desejar,  descascando facilmente e a perda de cor com o tempo. Este cenário contudo andou mudando no ano de 2009 com o aparecimento de tintas de melhor qualidade, e que vem trazendo benefícios ao hobista.
Tivemos gratas surpresas no ano passado, com novas tintas, com pigmentos mais consistentes e de qualidade muito superior. Esta mudança que só trouxe benefícios, mostra uma opção bem mais em conta que as tintas importadas e com o mesmo nível de qualidade. Parece mentira, mas muitas tintas nacionais, estão com qualidade igual as suas similares importadas e alguns casos até melhores.
O único ponto fraco na nossa opinião é que algumas pessoas ainda reclamam das cores metalizadas (no momento deste artigo estamos fazendo testes com diversas marcas nacionais), que ainda não possuem pigmentação  de qualidade.
Tendo em conta disso vamos analisar cada tinta abaixo em alguns pontos básicos, como :
a) Brilho
b) Pigmento
c) Fixação com o primer
d) Cores Metálicas
e) Tempo de secagem
f) Branco
Estes fatores serão numerados de 1 a 5, sendo o valor 5 o mais alto.


Acrilex Nature Colors





A Acrilex foi sempre uma empresa conhecida no Brasil por diversos produtos. A sua linha Nature Colors foi uma surpresa de mercado, que nos trouxe uma opção muito boa com relação as tintas importadas. Com um pigmento muito bom, com ótimo trabalho com o primer e de rápida secagem, é uma tinta que na nossa opinião é uma das melhores com relação custo benefício. Em potes de 60 ml, apresenta uma gama de cores bem ampla capaz de atender diversas necessidades do hobista. Contudo esta tinta tem 2 pontos fracos : as cores metálicas e o branco. Fizemos alguns testes e estas duas pigmentações deixaram a desejar. Uma outra coisa que algumas pessoas reclamaram é que as tintas são foscas, não brilhantes (nada a reclamar na nossa opinião)
a) Brilho – 2
b) Pigmento – 5
c) Fixação com o primer – 5
d) Cores Metálicas – 1
e) Tempo de secagem – 5
f) Branco – 1


Mural Color





A Mural Color era uma tinta desconhecida por mim e por outros hobistas, até que eu comprei o verde terra da mesma. Trata-se de uma excelente tinta, com um pigmento de muita qualidade e que me surpreendeu pela gama de cores existentes. Esta verde terra é simplesmente o russian green, utilizado em pinturas de blindados russos e que me causou uma impressão excelente (para se ter uma idéia minhas armaduras soviets, são pintadas com esta tinta). É um competidor de peso para a Acrilex e que realmente está entrando no mercado. Como as outras tintas nacionais encontrei problemas com o branco, mas achei melhor que o da Acrilex. A Mural tem outro problema : não tem tintas metálicas ainda ! As mesmas também são vendidas em frascos de 60 ml.
a) Brilho – 2
b) Pigmento – 5
c) Fixação com o primer – 5
d) Cores Metálicas – Não possui
e) Tempo de secagem – 5
f) Branco – 3


Fazendo Algumas Comparações


A pergunta que deve estar fazendo agora é a seguinte :
Qual é a melhor tinta a nacional ou importada ?
Repetindo o que eu disse no guia de pintura  que há alguns anos atrás eu diria importada sem dúvida, mas hoje o cenário mudou. As tintas aqui apresentadas obtiveram resultados excelentes, mas gostaria de fazer algumas colocações :

a) As tintas nacionais, como suas similares importadas, aqui presentadas foram utilizadas com pincéis, não com aérografos. Não testamos as mesmas com este tipo de recurso, por isso a análise é para pintura de minis a pincel.
b) As tintas metálicas ainda (na minha opinião) precisam melhorar. Os pigmentos nacionais deixam a desejar. Por isso neste caso recomendo a tinta importada (espero mudar isso em futuros artigos). Sugestão: Vallejo , facilmente encontrada no Brasil.
c) O custo benefício sem sombra de dúvida a nacional ganha longe. O preço é imbatível.


CONTINUA...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails