.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

PISTOLAS DE PINTURA ... CONHEÇA BEM AS DIFERENÇAS...


A evolução das pistolas na pintura parte#01


A pintura automotiva obteve um grande avanço tecnológico a partir do momento em que a aplicação por pulverização começou a ser utilizada
Desde que a pintura automotiva incorporou essa tecnologia, a engenharia utilizada no projeto e fabricação das pistolas tem sido exaustivamente estudada. Novos tipos de materiais e formas de aplicação têm sido desenvolvidos, para que possam ser oferecidos maiores benefícios ao pintor.
a pistola de pintura é uma ferramenta fundamental. Desta forma conhecê-la profundamente faz-se necessário. As peças componentes de uma pistola são:
Capa de ar: também conhecida como chifre, é responsável pela pulverização do material (tinta a ser aplicada) e do ar comprimido;
Bico de fluido: responsável pela vazão ou saída do material a ser pulverizado;
Agulha: com seu movimento, controla a quantidade de material a ser pulverizado;
Botão de ajuste do leque: controla a abertura do leque;
Botão de ajuste de fluido: controla a quantidade de fluido a ser pulverizado;
Gatilho: aciona a pulverização de ar (em dois estágios) e fluido;
Caneca: recipiente onde armazena-se o fluido.

Atualmente existem vários tipos de pistolas:

a) Pistolas de sucção: Caracterizam-se por terem a caneca em sua parte inferior. Nestas pistolas, o ar comprimido, que ao passar entre o bico e a capa de ar, succiona o material através de um processo denominado venturi. As pistolas de sucção foram as primeiras a serem utilizadas e até hoje, são amplamente comercializadas.
b) Pistolas de gravidade: Caracterizam-se por terem a caneca em sua parte superior. Desta forma, o material escoa por gravidade até a corrente de ar comprimido, onde é transportado até o bico de fluido. Estas pistolas têm como vantagem serem menos cansativa para o pintor, pois trabalham com a caneca na parte superior, levando o centro de gravidade para a posição de equilíbrio.
Uma outra vantagem é a economia de material. No caso das pistolas de sucção, o pescador não atinge o fundo da caneca, sendo necessário o preparo de cerca de 50 ml a mais de tinta, que não será utilizada. Nas pistolas de gravidade, todo o material preparado será utilizado.
C)Pistolas HVLP - High Volume Low Pressure (Alto Volume e Baixa Pressão)Pistola que (em muitos casos é atingido 80% de aproveitamento do material)
No método convencional de pulverização, a pressão do fluxo do ar na saída da pistola, gira em torno de 30 psi. Isto acarreta o ricocheteio da tinta, portanto uma menor transferência de material também chamado de overspray.
A legislação para uma menor emissão de poluentes ao meio ambiente, surgiu na Califórnia, em 1988, gerando a necessidade de pistolas menos poluentes, quando foram desenvolvidas portanto as pistolas HVLP......

Um comentário:

  1. Muito instrutivo, gostei, alem de sanar minha duvida, aprendi outras coisas.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails