.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ARTE DA SERIGRAFIA #1



Não sou muito bom em guardar datas e dados ...então não sei se já falei, Mais Serigrafia foi meu primeiro emprego... desenhava, estampava etc... dou muito valor a esta arte que todo mundo usa de algum modo e nem faz idéia....

Então vamos começar a conhecer a arte milenar do "Silk Screen" serigrafia! (JSM)

A serigrafia

Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada. A tela (Matriz serigráfica), normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz.


É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas).


A serigrafia caracteriza-se como um dos processos da gravura, determinado de gravura planográfica.


A palavra planográfica, pretende enfatizar que não há realização de sulcos e cortes com retirada de matéria da matriz. O processo se dá no plano, ou seja na superfície da tela serigráfica, que é sensibilizada por processos foto-sensibilizantes e químicos. O princípio básico da serigrafia é relacionado freqüentemente ao mesmo princípio do estêncil, uma espécie de máscara que veda áreas onde a tinta não deve atingir o substrato (suporte).



O termo serigrafia (serigraph, em inglês) é creditado a Anthony Velonis, que influenciado por Carl Zigrosser, crítico, editor e nos anos 1940, curador de gravuras do Philadelphia Museum of Art, propôs a palavra serigraph (em inglês), do grego sericos (seda), e graphos (escrever), para modificar os aspectos comerciais associados ao processo, distinguindo o trabalho de criação realizado por um artista dos trabalhos destinadas ao uso comercial, industrial ou puramente reprodutivo.


Velonis também escreveu um livro em 1939, intitulado Silk Screen Technique (New York: Creative Crafts Press, 1939) que foi usado como "how-to" manual de outras divisões de posters. Ele viajou extensivamente orientando os artistas da FAP sobre a técnica da serigrafia...


Continua....

6 comentários:

  1. Mano Jamar,
    não foi meu primeiro emprego (rsrsrsrs), mas também já trampei com silk screen.

    Grande abraço e um Natal repleto de renovações pra todos aí.

    ResponderExcluir
  2. olá amigos,,,estou me interesando por serigrafia,e gostaria de saber se este processo pode ser feito em canetas para brindes corporativos.Seria possivel fornecer algumas dicas a respeito.

    muito obrigado..sucesso a todos

    ResponderExcluir
  3. Mariana Marafante (marianamarafante@hotmail.com)2 de outubro de 2011 às 10:01

    Olá! gostaria de saber onde e como comprar todo o equipamento para fazer serigrafia!! tenho mto interesse!!!
    Beijokas!!!

    ResponderExcluir
  4. Como é feita a impressão com foto colorida?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails