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terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TERMOS TÉCNICOS NA PINTURA #01


As vezes para quem é leigo fica meio "boiando" quando conversa com pintores, para isso preparei um pequeno grossário com termos que se usa nesse meio, falaremos hoje das letras A e B... (JSM)


A

Absorção - Capacidade de uma superfície absorver determinado produto.

Absorção Diferencial - Absorção de uma tinta de forma diferente num mesmo substrato. Deve-se a diferenças de porosidade e de composição das argamassas em diferentes pontos da superfície.

Acabamento - É a ultima camada de tinta ou verniz aplicada num trabalho.

Acabamento Acetinado - Acabamento final com um ligeiro nível de brilho (meio brilho).

Acabamento Aveludado - Acabamento liso com ligeiro brilho e como o aspecto final do veludo.

Acabamento Mate - Acabamento sem nenhum brilho.

Acelerador - Material que activa a cura ou endurecimento de alguns revestimentos. Sinonimo de endurecedor ou catalizador.

Acetatos - São produtos obtidos por reacção do ácido acético com a gama dos álcoois. Têm muito bom poder solvente, pelo que se usam em numerosos tipos de diluentes especiais, sendo um dos componentes básicos dos chamados diluentes universais. Os componentes mais utilizados desta família são o acetato de metilo, o de etilo, o de isopropilo, o de butilo etc. São muito inflamáveis e de baixa a média toxicidade.

Aderência - Define a capacidade ou facilidade de uma película de tinta em se unir fortemente à superfície sobre a qual se aplica, seja esta um material despido ou uma tinta anterior já seca.

Pode-se testar tentando arrancá-la quando estiver totalmente seca, seja com a unha, ou arrancando com uma fita adesiva colada a ela, ou com aparelhos especiais que meçam a força necessária para arrancar uma peça especial colada fortemente sobre o acabamento; estes últimos podem ser usados sobre acabamentos epoxi ou poliuretano devido aos altos valores de aderência que estas tintas têm.

Sobre superfícies planas e lisas é frequente cortar a película de tinta seca com uma faca afiada em traços paralelos, geralmente onze, separados por um par de milímetros, cruzando-os com outra série de traços iguais no sentido perpendicular, formando uma grelha. Sobre ela aplica-se uma fita adesiva que depois se descola com alguma força e se observa quantos quadrados descolaram e ficaram colados á fita. Se não tiver desprendido nenhum ou como máximo um ou dois considera-se que a tinta tem boa aderência. Se depois de arrancada se colar a fita adesiva sobre um papel de cor diferente ao da tinta, tem-se um registo gráfico de fácil conservação, para fins informativos ou comparativos.

Aditivo - Compreendem uma variada gama de substâncias que actuam como importantes auxiliares, quer facilitando a produção da tinta, quer melhorando as propriedades gerais.

Air Less - Sistema por pressão, servindo e facilitando a aplicação em exteriores e interiores de tinta à base de água. Diminui a perda de tinta durante a aplicação, torna a aplicação mais rápida e permite a obtenção de camadas mais espessas.

Alcalinidade - Na Química chamam-se "bases" aos produtos que são opostos aos "ácidos".As "bases" mais activas são as derivadas dos metais chamados "alcalinos", quer dizer, o sódio, o potássio, o cálcio. O produto mais conhecido é o hidróxido de sódio, ou"soda", que é um dos produtos mais agressivo contra os óleos e outros produtos orgânicos, como a pele e os olhos; estes hidróxidos de metais alcalinos designam-se de como "álcalis".Por derivação se chama "alcalinidade" à propriedade "básica" de certos materiais, que contêm produtos derivados dos ditos "álcalis", como por exemplo, o cimento e os seus derivados, que ao forjar com água forma hidróxido cálcico. Uma forma de identificar, e inclusive de valorizar, a alcalinidade, ou agressividade alcalina, de um material ou uma superfície, é colocá-la em contacto com um "papel indicador de pH", ou "papel de tornassol", humedecido em água destilada. A sua alteração de cor indicará o grau de alcalinidade, segundo uma escala de cores anexa ao livrito de papel. Há outros métodos, como a diluição da fenolftaleína, que é incolor e que fica rosa em contacto com os álcalis, e outros. Nem todas as tintas são sensíveis aos álcalis, nem todas são resistentes aos mesmos. É necessário conhecer a resistência de cada tinta a este factor, pois influência fortemente a sua duração. Quando reagem os ácidos com os álcalis, formam-se os sais alcalinos, como por exemplo o cloreto de sódio (sal comum), o carbonato de cálcio, e outros "sais alcalinos", como os existentes nas águas minerais, por exemplo, que em nenhum caso têm efeito "alcalino" no sentido de agressão "básica" da que estamos a tratar.

Álcalis - Substâncias com propriedades alcalinas que se podem encontrar no interior das argamassas cimentícias.

Alcóois - São produtos químicos de baixo poder solvente e usam-se quase sempre em mistura com outros. Como diluente único usa-se em algumas corantes para a madeira. A gama começa com o metanol ou álcool metílico, que é mais rápido de evaporação, e segue com o etanol ou álcool etílico, o isopropanol, o butanol etc. São muito inflamáveis e o de maior toxicidade é o metanol, sendo os outros de baixo toxicidade.

Alvenaria - Construção feita com cimento, argamassa, pedras, tijolos ou estuque.

Amarelecimento - A alteração da cor inicial de uma tinta em torno de matices mais amarelados, normalmente, por efeito da oxidação ou enrançamento dos óleos que formam parte da resina ligante. Muito típico das antigas tintas brancas à base de óleo, continua-se a observar, ainda que em menor grau, nos actuais esmaltes sintéticos, especialmente nas áreas com pouca luz natural (interiores de armários, quartos de banho interiores, etc.). Os esmaltes acrílicos caracterizam-se pela sua grande inércia frente a esta alteração.

Antifouling - Anglicismo de anti-incrustante. Patentes destinadas a proteger as embarcações das incrustações.

Aplicabilidade - É a maior ou menor facilidade de aplicação à trincha que tem uma tinta. Depende fundamentalmente da resina ou ligante empregue no seu fabrico e do tipo e quantidade de solvente que contém.

Aquosa - Diz-se de uma tinta feita à base de água.

Areada - Diz-se de uma tinta com areia.

Areado - Suporte de aspecto rugoso.

Argamassa - Mistura feita com cal, areia e água, usada no assentamento de alvenaria, tijolos, ladrilhos e no revestimento de paredes.

Aspecto - Aparência final de uma camada de tinta depois de aplicada e seca

Aspecto Mate - Com grau de brilho muito baixa, originando pouca reflexão de luz.

Aspecto Mineral - Aspecto mate intenso, semelhante ao das paredes caiadas.

Auréolas, Crateras, Picaduras - Pequenas impressões que aparecem na superfície das tintas pela presença de gordura, de silicones, de água na superfície a pintar. Por estar mal filtrado o ar do compressor e conter água gordurosa.

B

Baba de Caracol - Manchas brilhantes que surgem à superfície de uma pintura (normalmente em paredes) e que são causadas pelo contacto prolongado de água com a pintura.

Baixos Relevos - São o resultado de descasques pontuais de tintas e devem ser reparados antes da aplicação do esquemas de pintura.

Biocida - Aditivo que se introduz numa tinta ou verniz para evitar a contaminação do mesmo por agentes biológicos.


Bolor - Grupos de seres vivos vegetais, que proliferem em condições favoráveis, principalmente em climas quentes, húmidos, mal ventilados ou mal iluminados. Podem também serem chamados de fungos.

Brancura - Normalmente designa-se como a quantidade de luz reflectida pela tinta comparada com um standard definido como branco absoluto. Também se pode definir "reflectância" e colorimetricamente expressa-se pela coordenada Y do sistema CIE, ou L do sistema CIELab. É também frequente utilizar esta palavra à sensação visual de que uma superfície pintada é muito branca, reflectindo uma grande proporção da luz que recebe, e que não é afectada pelas ligeiras tonalidades amareladas. Como é um conceito subjectivo, actualmente consideram-se mais brancas as tintas que têm um ligeiríssimo matiz azulado.

Brilho - É a sensação que nos dá visualmente uma superfície quando reflectida de uma forma directa à luz que recebe, de tal forma que podem-se ver reflectidos sobre ela os objectos. Será mate uma superfície quando reflecte a luz de uma forma difusa, quer dizer dispersando-a em todas as direcções. O máximo brilho dará um espelho; o mínimo será o de uma pintura mate, quer seja negra, quer seja branca ou de qualquer cor. Entre ambos os extremos utilizam-se palavras como semibrilhante, acetinado, semimate, casca de ovo, brilho seda, para descrever diferentes aspectos do brilho de um objecto pintado. Esta característica visual varia segundo a percentagem de luz reflectida com o mesmo ângulo de luz incidente. Esta percentagem ou grau de brilho será diferente segundo a aspereza da superfície e a composição da tinta, e segundo o ângulo com que se observa. Há esmaltes brilhantes que têm um brilho nítido, "húmido", mas há outros que pela sua produção ou pela sua aplicação não reflectem nitidamente um risco ou objecto e desvanece os seus bordos, dando uma aparência de "véu" ou brilho velado. Mede-se tecnicamente com um aparelho chamado "brilhómetro" e expressa-se em % de luz reflectida sobre o total que recebe, mas indicando ao mesmo tempo o ângulo da sua medição, que pode ser de 20, 45, 60 e 85 graus. Escolhe-se esta série de ângulo de incidência e reflexão para melhor apreciar as diferenças entre superfícies brilhantes, acetinadas ou mates. Ainda que não haja uma norma oficial que o mostrem, as tintas podem ser classificadas nos seguintes grupos segundo o seu aspecto mais ou menos brilhante, e por tanto segundo a percentagem de luz reflectida

Brilho de uma película - Capacidade de uma película de tinta, verniz ou produto similar, reflectir mais ou menos perfeitamente os raios luminosos que sobre ela incidem.


Continua...


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