.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

TRINCHAS ? CONHEÇA MAIS UM POUCO !


Trinchas

Para obter bons resultados, o pintor necessita de uma boa trincha , cuja qualidade depende das cerdas.
A cerda natural, de porco ou de javali, é a melhor. Pelo fato de serem cônicas, as cerdas dão essa forma à extremidade da trincha ou do pincel; ao mesmo tempo, a sua superfície, áspera, permite reter a tinta e as suas extremidades, flexíveis, tornam possível a aplicação desta em camadas lisas e uniformes. Entre os diversos materiais sintéticos utilizados, o que mais se assemelha à cerda natural é o náilon.

A escolha da qualidade da trincha dependerá provavelmente da quantia que se possa despender. É no entanto, aconselhável adquirir uma trincha de qualidade inferior para aplicar as primeiras demãos e outra, de melhor qualidade, para as últimas demãos (acabamento). No entanto, como todas as trinchas, mesmo as de melhor qualidade, têm tendência para largar pêlo quando novas, é conveniente, no princípio, utilizá-Ias nas referidas primeiras demãos, antes de empregá-las na acabamento.

Trinchas com diversas utilizações

A trincha ideal será a de 4", com a qual também é possível pintar grandes superfícies. Dadas as suas grandes dimensões, uma trincha de 6" é de difícil manejo para quem não tenha prática; por isso deverá ser utilizada apenas em casos especiais.
Sendo possível, é preferível ter um jogo de trinchas para tinta branca e outro para tintas de cor. Por muito bem limpa que uma trincha esteja, há sempre o risco de, uma vez utilizada para tinta de cor, reter pigmentos, que poderão colorir uma tinta branca.

Fonte:JSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails