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terça-feira, 11 de janeiro de 2011
A VERDADEIRA HISTÓRIA
Batmóvel
Conheça em detalhes a verdadeira historia do carro do seriado Batman & Robin.
Quando os heróis mascarados – o milionário Bruce Wayne (Batman) e Dicky Grayson (Robin) – invadiam as telas de TV, interpretados por Adam West e Burt Ward respectivamente, viraram sucesso imediatamente. Criada a partir do visual das histórias em quadrinhos, a série preencheu com detalhes como o “cinto de utilidades” ou Bat-Cordas a imaginação de milhares de crianças em todo o mundo, com versões em praticamente todas as línguas.
Batman e Robin, no seriado produzido em 1966
Mas, para a maioria, ficou a dúvida: afinal, o que era o Batmóvel? Nos quadrinhos dos anos 40, o então sombrio Batman utilizava vários automóveis, mas nenhum modelo de série. Os carros eram sempre caricaturados e, por ocasião do início da produção dos novos episódios da “Dupla Dinâmica” nos anos 60, surgiu a necessidade de criar um veículo permanente.
Surgiu assim o lendário Batmóvel (Batmobile), encomendado a George Barris, famoso construtor de automóveis especiais, inclusive os novos Batmóveis dos recentes longa-metragens do cinema. Conta a história que Barris havia adquirido da Ford o Lincoln Futura, um “dream car” que a montadora havia projetado na década de 50 e que foi construído pelos estúdios Ghia, na Itália. O Futura nasceu de uma idéia de Bill Schmidt, estilista-chefe da Lincoln-Mercury de 1945 a 1955. Este carro fez muito sucesso nas apresentações em que participou durante os anos 50 e, como não mais interessava à Ford, teria sido repassado a Barris por apenas um mísero dólar. Para a montadora era só mais uma sucata ocupando espaço.
Lincoln Futura original
O prazo dado pela Fox a Barris para entregar o Batmóvel pronto foi de 3 semanas. Mãos à obra e partindo do Futura, Barris gastou um dia redesenhando e melhorando os detalhes originais do carro e, na manhã seguinte, chamou os produtores do seriado para apresentar os desenhos. Aprovado, o carro foi totalmente construído em duas semanas.
Para criar o Batmóvel, o visual básico do Futura foi mantido, mas foram muitas (e radicais) as modificações. A frente e a traseira foram redesenhadas, e as laterais foram modificadas para tentar eliminar as semelhanças com o Futura. A frente seguiu o tema proposto, com a inclusão de um “scoop” semelhante a um focinho e faróis escondidos, que mais se pareciam com os olhos de um morcego. Na traseira, foram eliminadas as “asas” superiores que existiam no Futura, e foram instalados os três lançadores de Bat-Mísseis.
Equipe de Barris finalizando o primeiro modelo do carro
Ainda na parte inferior traseira, a grade interna do pára-choque foi modificada, e ali foram colocados os dois pára-quedas e, o melhor de tudo, a saída da turbina. A idéia inicial era de que o Batmóvel teria uma turbina de emergência, que auxiliaria o motor original (Ford V8) como uma fonte de potência extra durante as perseguições, por exemplo, ao “Coringa”. Mas na realidade, do filme (ou ficção?), a turbina era a fonte permanente de energia do carro. Basta lembrar dos nossos heróis descendo pelos Bat-Postes da Mansão Wayne, entrando no Batmóvel e, na arrancada, a câmera sempre mostrava a turbina em close, entrando em funcionamento imediato (graças às baterias atômicas) com direito a fogo e fumaça, além do inconfundível som.
Interior do Batmóvel.
Note o Bat-Fone no console
Nas laterais, muito trabalho também: o estilo das rodas semi-encobertas do Futura foi eliminado. As “bolhas” de plexiglass, que no Futura faziam o papel da capota, foram mantidas, tendo sido eliminadas apenas as seções centrais. Considerando que Batman raramente agia em dias de chuva, nenhum problema. Entre as bolhas, foi instalado um “santantonio”, com sirene e duas antenas especiais. O interior foi remodelado e recebeu o “Bat-Fone”, talvez o precursor da telefonia móvel atual. Foram instalados sistemas anti-furto, rádios, “Batscópio”, armas-laser” e até um monitor de vídeo para uma “Bat-Câmera”, além de computador e diversos acionadores, como o da rede que era lançada de dentro do porta-malas e aprisionava os vilões (estes, sempre “especialmente convidados”, inclusive alguns famosos astros de cinema, como Vincent Price, o “Cabeça de Ovo”; Burgess Meredith, o “Pingüim”; Cesar Romero, o “Coringa”; e muitos outros). Os “Bat-Bancos” contavam com cintos de segurança e eram ejetáveis, para afastar de vez quem tentasse roubar o carro.
Finalmente a pintura, preta com filetes e morcegos vermelhos nas laterais, que só tivemos o prazer de conhecer em detalhes nos anos 70, com a chegada da TV em cores no país. Para completar o “pacote”, rodas Rader em liga-leve, enfeitadas por “Bat-Calotinhas” vermelhas em forma de morcegos. Barris cumpriu sua palavra e entregou o carro para a estréia da série na Rede ABC de Televisão, que literalmente “delirou” com o carro pronto, e imediatamente deu início à produção dos episódios, nos estúdios da 20th Century Fox, em Burbank, Califórnia. Com poucas aparições, logo o Batmóvel se tornou um “cult”, alcançando o posto de “mais famoso e versátil custom-car já produzido”, chegando a níveis de fama semelhantes aos do Fusca ou Ford T.
Graças ao sucesso do carro, Barris construiu 3 réplicas a partir do original, que correram o mundo e puderam ser apreciadas por milhões de fãs da série, e uma delas está exposta no “Motorama Cars of the Stars Museum”, na Hollywood Boulevard, Califórnia. Mas o tempo passa e, implacável, nos faz perder a ingenuidade, e hoje nos perguntamos como é que um carro movido a jato poderia cantar pneus nas arracadas?
Existem 5 Batmóvel, numerados de um a cinco, sendo quatro originais e um pirata. O Batmóvel #1, o original do filme, era realmente o Lincoln Futura modificado. Com carroceria de aço e o retrabalho feito por Barris, que inclui em seu currículo muitos carros para Elvis Presley, “Família Monstro”, além do protagonista do filme “Carro, a máquina do diabo”; Barris é o mais famoso “customizador” dos Estados Unidos e foi também responsável pela pintura do Porsche que matou James Dean.
O Batmóvel pesava nada menos que 3 toneladas. O motor original Lincoln foi substituído por um Ford 427, com dois compressores Paxton e injeção de nitro, e a transmissão era automática. As suspensões não foram alteradas, o que conferia ao Batmóvel indesejado movimento de carroceria, especialmente nas freadas e curvas fortes.
As réplicas (#2, 3 e 4), produzidas em fibra de vidro, utilizavam chassi de Ford LTD adaptados, pois o Futura era único e não existiam outros chassi na mesma medida. Uma delas, a #4, participou até de competições de “dragster”, mas acabou recebendo sua digna aposentadoria, e hoje participa apenas de exposições. Uma aposentadoria bem menos arriscada.
Já o Batmóvel #5 é elegantemente chamado de “não oficial”, e foi produzido por um particular a partir de um Ford Thunderbird, com motor 351 V8 Cleverland. Como o carro era usado em exposições mediante pagamento, sem autorização de Barris, após uma demanda judicial o “#5” também acabou nas mãos de Barris, que fez as modificações necessárias e o vendeu em 1988 por cerca de US$ 150 mil! Noticias não confirmadas dizem que este carro hoje pertence a Burt Reynolds. O #1 está com Barris e os demais modelos estão nas mãos de felizes colecionadores. Afinal, quem não queria ter um Batmóvel na garagem? Isso sem contar a Bat-Lancha, a Bat-Moto, o Bat-Cóptero...
Os 3 Batmóveis criados por George Barris.
Destaque para o primeiro deles, criado na década de 60 e, sem dúvida, o mais importante de todos eles!
O Batmóvel original, chamado “número um”, pertence hoje a Barris e fica guardado na sua empresa, a “Barris Kustoms”, em Hollywood, na Califórnia. Há pouco tempo, o carro estava em condições muito ruins, com a pintura gasta e desbotada, e interior bastante desgastado. Hoje, segundo consta, o Batmóvel está perfeitamente recuperado, e pode ser visto em raras exposições e encontros de carros antigos.
Fonte das informações e de parte das fotos: Revista Auto&Mecânica Classic – Número 15 – Ano 2/
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