.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

CONHEÇA SANDMAN




Sandman é uma revista de história em quadrinhos (banda desenhada em Portugal), sucesso de crítica e público.
Foi criada por Neil Gaiman em 1988 para a Vertigo, selo para adultos da Editora DC Comics. Suas histórias descrevem a vida de Sonho, o governante do Sonhar (o mundo dos sonhos) e sua interação com o universo, os homens e outras criaturas.

Sonho (que também é conhecido como Morpheus, Sandman, Oneiros, Oniromante e Lorde Moldador, entre outros nomes) é o governante do Sonhar. Ele é um Pérpetuo - os Perpétuos (the Endless) são manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres
vivos: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Os 7 perpétuos não são deuses, mas sim entidades além, responsáveis pelo ordenamento da
realidade conhecida.

Sonho é um herói nobre, trágico, no estilo tradicional dos heróis da tragédia grega.

A forma na qual geralmente é visto na revista parece ter sido baseada na aparência do cantor Robert Smith (vocalista da banda The Cure). Já apareceu, na história chamada "Histórias na Areia", interagindo com os antepassados de uma tribo da África sub-saariana,
representado como um homem negro chamado Kai'Ckul. Também já apareceu transfigurado em gato na história

"Sonho de Mil Gatos" e também como raposa no especial "Caçadores de Sonhos".
Na história "Homens de Boa Sorte", Sonho é visto em diferentes momentos nos últimos
500 anos. Nessa história seus trajes são um pouco mais convencionais do que os do Sonho moderno, mas ainda com um ar de excentricidade.

No Sonhar, seus poderes são mais elevados, pois ele é o rei e mestre deste mundo.Sandman é capaz de transitar nos sonhos, enviar e controlar sonhos e influenciar os eventos em sonhos.Também possui poder sobre a natureza fundamental da realidade e então é capaz de distorcê-la e mudá-la.

As mentes de todos os seres vivos estão ligadas ao reino de Morpheus, o Sonhar.
O Sonhar guarda também o mundo imaginário de cada sonhador, várias realidades alternativas e seres imaginários se escondem lá.
No sonhar vivem, por exemplo, Caim e Abel. Segundo o próprio Sandman, os deuses são gerados no Sonhar, nascendo como sonhos, e só então assumindo seu papel como divindades.

No total, são 13 arcos que contam a história de Sandman em 75 números.
1. Sandman: Prelúdios e noturnos (01 a 09)
2. Sandman: A casa de bonecas (10 a 16)
3. Sandman: Terra dos sonhos (17 a 20)
4. Sandman: Estação das brumas (21 a 28)
5. Sandman: Espelhos distantes (29 a 31)
6. Sandman: Um jogo de Você (32 a 37)
7. Sandman: Convergência (38 a 40)
8. Sandman: Vidas breves (41 a 49)
9. Sandman: Fim dos mundos (51 a 56)
10. Sandman: Entes queridos (57 a 69)
11. Sandman: Despertar (70 a 73)
12. Sandman: Exílio (74)
13. Sandman: A tempestade (75)


No Brasil foram lançados 10 arcos (assim como nos Estados Unidos). Os arcos, em ordem, são:

1. Sandman: Prelúdios & Noturnos (The Sandman #1-8,
1988-1989)

2. Sandman: A Casa de Bonecas (The Sandman #9-16,
1989-1990)

3. Sandman: Terra dos Sonhos (The Sandman #17-20, 1990)

4. Sandman: Estação das Brumas (The Sandman #21-28,
1990-1991)

5. Sandman: Um Jogo de Você (The Sandman #32-37,
1991-1992)

6. Sandman: Fábulas & Reflexões (The Sandman #29-31,
38-40, 50, Sandman Special #1 and Vertigo Preview #1,
1991, 1992, 1993)

7. Sandman: Vidas Breves (The Sandman #41-49, 1992-1993)

8. Sandman: Fim dos Mundos (The Sandman #51-56, 1993)

9. Sandman: Entes Queridos (The Sandman #57-69 and
Vertigo Jam #1, 1994-1995)

10. Sandman: Despertar (The Sandman #70-75, 1995-1996)


Observação: As datas acima são das publicações americanas.


Para restaurar o Sonhar, Sonho parte em busca de suas ferramentas - três objetos que contem parte de seu poder. A algibeira estava na posse de uma amiga de John Constantine, o elmo na posse de um demônio e o rubi nas mãos de John Dee, o Doutor Destino.
No segundo arco (Casa de Bonecas) Revela-se mais sobre as relações entre os Perpétuos e os seres humanos. A primeira revista do arco intercala acontecimentos simultâneos na Terra e no Sonhar.


A mãe de Rose nasceu quando Unity estava em coma (ela foi vítima de um dos muitos
distúrbios do sono motivados pela prisão de Sonho). No Sonhar, Sonho começa a restaurar seu reino, ordena um recenseamento dos habitantes e se prepara para combater a ameaça iminente do surgimento de um vórtice: um vórtice é uma pessoa que surge a cada era, capaz de
romper as barreiras do Sonhar, e por isso mesmo perigosa demais para ser mantida viva. O terceiro arco (Terra dos Sonhos) é formado por histórias sem relação entre si. Sonho sente compaixão por Calíope, em grande parte por ele próprio ter sido prisioneiro dos mortais, e faz com que seja libertada. Nessa história revela-se que Sonho e Calíope tiveram um filho de nome Orfeu. A segunda história (Um Sonho de Mil Gatos) é uma das mais curiosas de Sandman. Toda contada do ponto de vista dos gatos, é centrada na figura de uma espécie de profeta felina, que conversou com Morpheus durante um sonho. Sonho explica que os motivos dos homens eram ininteligíveis e em seguida relata sobre uma era em que os gatos eram senhores dos homens, que então não passavam de animais pequeninos.

Na terceira história - Sonho de uma Noite de Verão - William Shakespeare apresenta essa
peça pela primeira vez e para uma plateia formada por criaturas de Arcádia, a terra das lendas habitada por personagens da ficção.

Em troca da viagem, Sonho encomendou a Shakespeare duas peças, sendo Sonhos... O quarto arco de histórias (Estação das Brumas) é um dos mais impressionantes. Conta a história da ida de Sonho ao Inferno, para resgatar sua ex-amante, Nada. Ao chegar ao Inferno, disposto a uma luta de vida ou morte,
descobre que Lúcifer está abandonando seu domínio. Uma maldição que
nem o senhor dos sonhos poderia imaginar que seria tão terrível.


O quinto arco (Espelhos Distantes) É composto de histórias desconexas entre si ele introduz Orfeu, filho de Sonho, na história e mostra a participação do lorde dos sonhos nos caminhos do império romano, ele se encerra mostrando um jogo muito curioso entre os perpétuos.


No sexto arco (Um jogo de você) Barbie, uma nova iorquina divorciada, viaja para o mundo mágico que ela já havia habitado uma vez em seus sonhos, para descobrir
que este mundo está sendo ameaçado pelas forças do Cuco.

Já no sétimo arco (Fábulas e Reflexões) temos uma coleção de pequenas histórias que se dão na história de Morpheus, sendo a maioria delas publicadas originalmente antes e depois do quinto arco de histórias.


No oitavo arco (Vidas Breves) Delírio, a irmã mais nova de Sonho o convence a ajudá-la a encontrar seu irmão perdido, conhecido como Destruição dos Perpétuos, que
abdicou de seu lugar na família trezentos anos antes.


No nono arco (Fim dos Mundos) Viajantes de todos os tempos ficam presos no vórtice de uma tempestade da realidade, do mito e da imaginação e acabam convergindo
em uma misteriosa estalagem.

Agora, Sonho dos Perpétuos, seus amigos e sua família se encontram presos em uma sombria conspiração.

No Brasil, os 10 arcos e os 75 fascículos originais de Sandman já foram publicados por diversas editoras.
Dois anos depois, foi a vez da Brainstorm publicar uma nova (porém incompleta) leva da série.
Pouco tempo depois, a editora Conrad realizou o maior esforço editorial no Brasil ao publicar nos anos 2000

todos os 10 arcos em livros encadernados com capa dura, em formato luxuoso.

A versão da Pixel possui a nova coloração da edição americana de Absolute Sandman. A Editora Pixel deixou de publicar Sandman para dar lugar a Editora Panini. Já foi lançado o primeiro volume de Sandman: Edição Definitiva em Abril/2010, reunindo as revistas do nº01 ao nº20. Sandman, volumes 3 a 10 traduzidos por Daniel Pellizzari (Conrad, 2005-2008)


Na fase de Grant Morrison na Liga da Justiça, o grupo encontra o Sandman Daniel, herdeiro de Morpheus, que os ajuda a enfrentar um vilão muito parecido com Starro, o Conquistador. Daniel também apareceu nas histórias da Sociedade Da Justiça Da América em várias ocasiões,
devido a sua ligação com Hypolita e Hector Hall.

Curiosidade(s)

Sandman inspirou a banda Metallica a compor a música Enter Sandman, que também fala sobre sonhos. A banda Blind Guardian fez uma regravação da música clássica "Mr. Sandman".

Fonte:Wiki e Google


Um comentário:

  1. Grande amigo Jamar, Canoa, Espírito que anda e Homi do All Star, neste 15 de abril quero dar-lhe os parabéns pelo Dia Mundial do Desenhista!
    Saúde, paz, idéias, luz e muito trampo!

    Ah, estou sentindo falta de seus trabalhos aqui no blog... rabisca algo aí para nossa apreciação!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails