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segunda-feira, 25 de abril de 2011

GALO MANGÁ



Mangá mistura ficção e realidade para contar a história do Atlético-MG


A centenária história do Atlético-MG ganha nova versão e agora é contada em estilo mangá, tradicional modelo japonês de quadrinhos. Lançada pela Editora BB nas versões livro capa dura e revista, o mangá, em edição única, foi aprovada por torcedores e jogadores atleticanos.

Para contar a gloriosa história centenária alvinegra, a editora usa um fictício encontro do garoto Lilico, torcedor atleticano, com o senhor Bueno, responsável pela sala de troféus do clube. O funcionário conta tudo o que ocorreu desde a fundação do clube mineiro, em 25 de março de 1908, até os dias atuais, passando pelas principais conquistas, momentos valiosos, jogadores de destaque e a mística que envolve o Atlético e seus torcedores.

O diretor de criação e ilustrador-chefe dos quadrinhos, Rafael Sanches, explica que a intenção é contar a história do Atlético para seu torcedor, utilizando a imaginação e a ficção. “O projeto da BB quis resgatar algumas passagens que estão na galeria de grandes feitos para o futebol nacional. Cada ano do clube, os primeiros títulos, os destaques internacionais, ou seja, tudo aquilo que levou o Galo a ser a força de hoje. Sabíamos que o enredo seria épico”, explicou.


A edição conta desde o surgimento do time atleticano, em 1908, passando pelos primeiros troféus conquistados pelo Atlético, lembrando os grandes ídolos do torcedor e chegando até os dias atuais, além de relatar os principais títulos atleticanos ao longo dos 103 anos de existência do clube.


O Galo, símbolo do Atlético-MG, está presente no mangá que conta a história do alvinegro mineiro




O mangá, estilo de quadrinhos criado no Japão, foi adotado pela editora para dar emoção ao personagem ao longo da história. “O mangá, apesar de ser somente um estilo, também é tendência entre o público jovem, pois transmite traços e expressões marcantes, dando emoção igual ao que o torcedor tem pelo clube. No livro do Atlético, optamos pelo mangá porque a história proporcionava esse estilo”, observou Rafael Sanches.
Tanto o livro, de 80 páginas, que custa R$ 32,90, quanto a revista, em preto e branco, que não possui a linha do tempo do clube e que sai a R$ 9,90, são edições únicas, denominadas para colecionadores e assim não terá continuidade em suas publicações, com novas edições.


O mangá do Galo é um material inédito entre os clubes de futebol de Minas Gerais e o segundo já produzido no Brasil. A primeira iniciativa da Editora BB nesse formato aconteceu em 2009, contando a história do Corinthians.


Fonte: UOL



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