Páginas de uma carreira bem-sucedida
Renato Guedes lança livro com ilustrações suas nesta sexta-feira em Porto Alegre Obra foi produzida de forma independente pelo autor, especializado em super-heróis Desenhista atua no mercado norte-americano e atualmente trabalha com Wolverine
Num encontro de quadrinhos no último sábado, em São Paulo, o nome de Renato Guedes foi mencionado numa das mesas.
O registro era que o desenhista paulistano pertencia a uma segunda geração de autores brasileiros que conquistaram espaço na disputada indústria norte-americana de quadrinhos.
De fato, Guedes chegou depois de Mike Deodato, Marcelo Campos e outros criadores daqui. Mas nem por isso deixou de ocupar espaço por lá.
Hoje, figura entre os principais nomes da arte de histórias de super-heróis dos Estados Unidos. Uma trajetória que relembra, agora, na forma de um livro com ilustrações suas.
Nas palavras de Guedes, o livro tem "um pouco de tudo". Passa pelas capas de revistas norte-americanas, pelo processo de criação dos desenhos, por uma galeria com cénários.
O "artbook" une os leitores pela linguagem universal do desenho. Na parte verbal, no entanto, priorizou os que dominam o inglês, forma de viabilizar a publicação fora do país.
Tanto que o primeiro lançamento foi feito na Colômbia. Só então fez a segunda sessão de autógrafos, em São Paulo, no começo do mês. Com casa cheia, segundo ele.
O terceiro lançamento será nesta sexta-feira à noite em Porto Alegre (164 págs., R$ 40).
O desenhista imprimiu 1.500 cópias, pagas do próprio bolso. Tem planos de fazer novas sessões de autógrafos na Argentina, na França e, talvez, em outras cidades brasileiras.
O eco de seu trabalho no exterior é consequência da popularidade conquistada com a arte em revistas de super-heróis.
As de maior projeção foram as da DC Comics, casa de Super-Homem, personagem que chegou a desenhar. Outras publicações ligadas ao herói também passaram por suas mãos.
Não é por acaso que a capa do livro ilustrado tenha o herói e a prima dele, Supermoça, como destaques.
Em busca de novos ares, trocou a DC pela concorrente Marvel Comics, editora de Homem-Aranha e X-Men. Na nova empresa, desenha a revista mensal do popular Wolverine.
Guedes mantém um contrato de exclusividade por dois anos. Situação bem mais confortável que o começo nos EUA, em 2002, viabilizado pela agência Art & Comics.
Ao longo dos anos, foi saltando de títulos secundários para os mais importantes da DC. E passou a deixar também sua marca neles, tanto no estilo quanto nas referências.
São comuns, em sua arte, desenhos de personalidades brasileiras. "Faço isso o tempo todo. Adoro fazer esse tipo de brincadeiras", diz. "Está cheio de mensagens subliminares."
***
Nada subliminar - bem mais concreta, diga-se - é sua rotina de trabalho para manter o ritmo dos prazos apertados da indústria editorial de super-heróis.
"Essa é uma luta eterna de disciplina e procrastinação. Tento começar às 10 da manhã e termino quando termino a meta, que me proponho durante o dia."
"Mas geralmente são muitas horas de trabalho diário. Dificilmente menos de dez horas diárias!". Exceto nos dias de lançamento, quando dá voz a seu trabalho de outra forma.
"Eu sempre gostei muito de artbooks, tenho de vários artistas, de filmes, desenhos animados. Então pensei, ´se gosto tanto de artbooks, por que não fazer o meu?´".
Fonte: Blog dos quadrinhos
Fantástico o trabalho do Renato Guedes!
ResponderExcluirJamar vou fazer elogio e uma critica ao seu blog...
O elogio é que o seu blog é versátil e muito agradável.
A crítica são essas letrinhas de verificação na hora de comentar! Eu sou totalmente contra elas...rsrrss
Um abraço carinhoso
Uau!!! O trabalho dele é incrível!!!! *___* E ele tem o mesmo sobrenome que eu! Me senti mais próxima dos quadrinhos!! :P
ResponderExcluirAdorei!! O seu blog é muito muito bom!!!! ^^
O meu também fala de arte, se você se interessar, dá uma passada lá! :)
~~ www.liciaguedes.blogspot.com ~~