Origem (Pré-Crise, quadrinhos)
Krypto foi originalmente o cão da família de Kal-El em Krypton. Jor-El, pai de Kal-El, resolveu enviar Krypto num protótipo duma espaçonave antes de Kal, como um teste. Devido a um desvio na rota, a espaçonave só chegou a Terra quando Clark Kent era um adolescente, Superboy. Na Terra, não estando mais sob um sol vermelho, desenvolve uma série de poderes parecidos aos de Superman. O Krypto dos quadrinhos não fala. Na primeira história, Superboy fica feliz em encontrar seu mascote mas ao mesmo tempo fica preocupado com as travessuras do supercão que comete alguns desastres e com isso pensa em prender o animal mesmo ele respondendo aos seus assovios mas depois Krypto escapa para explorar o Espaço (o seu "quintal"), voltando à Terra apenas de vez em quando para visitar o dono.
Pós-Crise
Quando John Byrne mexeu na história de Superman em 1986, o Supercão foi uma das primeiras coisas que ele eliminou da origem do herói. Entretanto, por volta do mesmo ano, Byrne mostrou que havia um Krypto (igual a versão pré-Crise) vivendo com um Superboy numa dimensão chamada Mundo Compacto. Este Krypto foi afetado por kryptonita dourada, tornando-se um cão comum. Mais tarde, ficou subentendido que Krypto morreu quando General Zod, Quex-Ul e Zaora destruíram a atmosfera da Terra do Mundo Compacto.
Krypto de Bibbo Bibbowski
Bibbo Bibbowski, um coadjuvante das histórias de Superman, resgatou um cãozinho branco comum de morrer afogado e chamou-o de Krypto. Posteriormente, o cãozinho passou a ser o animal de Superboy (Kon-El).
Recentemente
Superman conseguiu trazer um Krypto de Krypton duma realidade alternativa criada por Brainiac, que passou a acompanha-lo em algumas aventuras.
Smallville
Na série da Warner Channel Smallville, Lois atropela um cão de pelo castanho, e leva para a Fazenda dos Kent, mas todos vem que ele não se machuca e possui super-força, vindo de um experimento na LuthorCorp que queria fazer cães especiais para fins militares, mas a unica coisa que ele possui de igual do Krypto dos quadrinhos é o nome, pois ele não vem de Krypton
Série Animada
Foi produzida pela Warner Bros. Animation e exibida no Cartoon Network. Essa comédia infanto-juvenil apresenta as tramas caninas do cachorro defensor de Metrópolis que veio do Planeta Krypton. Krypto atravessou as galáxias e é enviado como piloto de testes de um foguete criado pelo pai do Super-Homem, à Terra. Aterrissando em um terreno desconhecido, Krypto procura se familiarizar e busca um companheiro em nosso planeta. Acaba encontrando Kevin Whitney, um jovem solitário garoto que se torna seu braço direito. Com uma enorme variedade de superpoderes ( visão de calor, superforça e habilidade de voar ), Krypto começa a enfrentar vilões ( Mecanigato & Lex Luthor ) que ameaçam a segurança dos habitantes de Metrópolis.
Poderes e habilidades
Krypto possui todos os poderes de Superman, embora alguns reduzidos e outros ampliados, numa comparação homem x cachorro. Por exemplo, a força e resistência são menores que as de Superman (embora ainda consideradas "super"), mas, obviamente os poderes de audição e olfato de Krypto são muito superiores, exatamente como um cão comum tem audição e olfato muito superiores a um homem comum. Apesar de não falar (versão dos quadrinhos), Krypto tem inteligência similar a de um humano (nos quadrinhos, havia balões de pensamentos para mostrar que Krypto pensava). Como o Superman, mantém as fraquezas a kryptonita, sol vermelho e magia.
Referências
Guia dos Quadrinhos Acessado em 4-03-12
Nenhum comentário:
Postar um comentário