Bárbara Gordon é uma personagem fictícia da empresa norte-americana de Quadrinhos (banda desenhada, em Portugal) DC Comics. Bárbara atuou como a super-heróina conhecida por Batgirl de 1967 até 1988, quando passou a ser conhecida por Oráculo, manto que ela mantém até hoje.
Batgirl
A bibliotecária Bárbara Gordon estreou nos quadrinhos em Detective Comics #359 (1967) como filha do Comissário de Polícia da cidade de Gotham City, James Gordon. Em suas aventuras originais durante a Era de Prata, Batgirl era uma alegre e inexperiente versão feminina de Batman. Depois de várias aparições como coadjuvante em Batman, ela recebeu a sua própria tira em Detective Comics. Isso permitiu que a ela deixasse de ser uma tímida versão de Bárbara Gordon e, rapidamente, passasse a ser uma personagem mais moderna e confiante, a qual os amigos passaram a chamar de “Babs”. Desprovida de seus óculos e seus “coques”, Bárbara começou a ter uma série de encontros, o que viria a ser uma sucessão de namorados, sendo os mais populares: Jason Bard, veterano da guerra do Vietnã (que mais tarde virou investigador particular) e Dick Grayson, nessa época ainda usando o manto de Robin.
Oráculo
Em Batman: A Piada Mortal (graphic novel escrita por Alan Moore), Coringa põe em prática um plano que, segundo ele, deixaria James Gordon louco. A idéia era provar que até o cidadão mais equilibrado é capaz enlouquecer. Parte do plano consistia em atirar em Bárbara. Então, Coringa vai até a casa de James e atira em Bárbara, quando ela vai atender a campainha. Há especulações que após o atentado, ela teria sido violentada sexualmente pelo Coringa enquanto despia e tirava fotos da heroina. A bala atingiu a espinha de Bárbara, que veio a ficar paraplégica, deixando para sempre sua carreira de Batgirl.
Unindo sua grande inteligência com sua memória fotográfica, seu vasto conhecimento sobre computadores e eletrônicos, suas habilidades de hacker e seu treinamento como bibliotecária, Bárbara assumiu a identidade de Oráculo. Agora ela atuava como uma corretora de informações, as reunindo e disseminando para agências da lei e para a comunidade dos super-heróis. Mais tarde, ela foi treinada por Richard Dragon em uma arte marcial que utiliza-se de bastões, para que Bárbara pudesse combater em sua cadeira de rodas.
Inicialmente, Bárbara utilizou a identidade de Oráculo para auxiliar seu pai em um caso de assassinato extremamente complicado. Mais tarde, ela participou do Esquadrão Suicida, por um tempo. Durante esse período, ela se mudou para a prisão Belle Reve, em Louisiana, onde trabalhou usando o nome de Amy Beddoes. Novamente, Bárbara se muda, mas agora ela volta para Gotham, onde, freqüentemente, ajuda Batman, os vigilantes de Gotham e vários outros heróis. Por isso, ela é convidada a participar da Liga da Justiça, sendo um membro ativo por muito tempo, fazendo o serviço de informação e comunicação da equipe. Atualmente, ela está como status de membro reserva.
Aves de Rapina
Bárbara formou um grupo de super-heroínas que ela contratou como suas agentes. Sua primeira agente foi a Poderosa. Poderosa deixou de trabalhar com Oráculo depois do desastroso caso no Qurac, que teve como conseqüência várias mortes. Depois, Bárbara reagrupou e uniu forças com Canário Negro que, além de se tornar uma grande parceira, tornou-se, também, sua melhor amiga. Mais tarde, Helena Bertinelli, a Caçadora foi introduzida na equipe. E, por fim, Lady Falcão Negro foi a última integrante a ingressar.
WIKI/DC
Nenhum comentário:
Postar um comentário